Quais são os tipos de protótipo?

Perguntado por: uxavier2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os 3 tipos de protótipos de produto

  1. Protótipos de viabilidade. Esse tipo de protótipo é geralmente utilizado para testes de novas tecnologias e algoritmos; nem sempre é descartado, uma vez que pode ser guardado para aprimoramento. ...
  2. Protótipos de baixa fidelidade. ...
  3. Protótipo de alta fidelidade.

Protótipo é um modelo criado com o objetivo testar um produto, serviço ou sistema. Um protótipo geralmente é construído na fase de testes de um projeto. O objetivo de um protótipo é o teste e o aprendizado.

Conceito: Protótipos. Um protótipo é um versão inicial, reduzida proporcionalmente, da solução de sistema ou de parte de uma solução de sistema construída em um curto período de tempo e aprimorada em várias iterações para testar e avaliar a eficácia do design global utilizado para resolver um problema específico.

Os 3 tipos de protótipos de produto

  1. Protótipos de viabilidade. Esse tipo de protótipo é geralmente utilizado para testes de novas tecnologias e algoritmos; nem sempre é descartado, uma vez que pode ser guardado para aprimoramento. ...
  2. Protótipos de baixa fidelidade. ...
  3. Protótipo de alta fidelidade.

Um protótipo de baixa fidelidade é bastante utilizado em fases iniciais e exploratórias de um projeto para validar um conceito e decidir se uma ideia tem ou não valor funcional. Devem ser rápidos, rudimentares e baratos.

O uso de protótipos é extremamente valioso para validar ideias, uma vez que oferece uma visualização simplificada do produto ou mecanismo que se quer testar, com custos muito menores do que a criação de um produto finalizado.

Vantagens de criar um protótipo

  • Materializar a ideia e entender seu funcionamento.
  • Colocar o protótipo em contato com seu cliente.

Dá para testar um protótipo ainda em fase bem inicial?

  1. Crie o protótipo.
  2. Encontre 3 a 5 pessoas que têm o perfil do seu público-alvo; peça para usarem o protótipo e observe.
  3. Volte para o escritório, reflita sobre as descobertas.
  4. Melhore o seu protótipo.
  5. Teste de novo.
  6. Repita até estar satisfeito e confiante com o resultado.

Um protótipo sujo é só uma versão do projeto terminado, mas com algumas funções a menos e também feito rapidamente. Costuma não receber muito capricho nem ser feito de um material bom e definitivo, mas isso depende do tempo disponível que você possui.

Por que é importante prototipar? O importante mesmo é mostrar como as pessoas irão interagir com o conceito que estamos projetando e criar uma sensação para entender se a sua ideia realmente faz sentido.

Um protótipo de produtos digitais é uma simulação ou demonstração que permite testes e observações para analisar antes de realmente construir. Existem várias formas de fazer um protótipo, como um modelo ou uma simulação.

Prototipagem Virtual (PV)
Em geral, esse termo refere-se a uma experiência imersiva e interativa baseada em imagens gráficas 3D geradas em tempo real por computador.

Protótipos de Baixa Fidelidade
Um protótipo de baixa fidelidade visa definir de modo simples como seria a interação do usuário com o projeto não tendo nenhuma preocupação com elementos ligados ao design. Muitas vezes é utilizado para auxiliar na definição do projeto e levantamento dos requisitos necessários.

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento. Essas fases são o roteiro conforme você e equipe realizam projetos complicados.

O ciclo de vida da gestão de projetos normalmente é dividido em quatro fases: iniciação, planejamento, execução e encerramento.

Quais são todas as 5 fases de um projeto?

  1. Iniciação. A iniciação é, como o próprio nome diz, a fase inicial de qualquer projeto. ...
  2. Planejamento. ...
  3. Execução. ...
  4. Monitoramento e Controle. ...
  5. Encerramento.