Quais são os tipos de protagonismo?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Resposta

  • Protagonismo social: envolve a participação de jovens em projetos, programas ou organizações que visam melhorar a comunidade. ...
  • Protagonismo cultural: envolve a expressão artística e cultural de jovens, como música, dança, pintura, teatro, cinema, literatura e outras formas de arte.

Organizar, sistematizar e disseminar informações de interesse coletivo; compartilhar conhecimentos; expressar-se de maneira clara, oralmente e por escrito; trabalhar em equipe, convivendo com a diversidade de ideias; aprender a autoavaliar-se identificando aprendizagens adquiridas.

Qualidade do que se destaca em qualquer acontecimento, área ou situação (ex.: o atleta obteve um protagonismo inesperado).

Quando falamos de protagonismo, nos referimos ao jovem como personagem central da sua vida. Não é sobre ter uma posição de destaque ou se sobressair aos demais, mas se enxergar como o ator principal na construção do seu Projeto de Vida , buscando um papel ativo e colaborativo na família, escola e comunidade.

A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido. Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

8 dicas para desenvolver o protagonismo profissional

  1. Faça uma análise SWOT. ...
  2. Tenha um propósito. ...
  3. Invista em autoconhecimento. ...
  4. Amplie suas habilidades. ...
  5. Peça feedback. ...
  6. Continue sempre se aperfeiçoando. ...
  7. Estabeleça metas. ...
  8. Trace um plano de ação.

O protagonismo faz com que o estudante se torne autônomo na busca pelo seu conhecimento. Dessa maneira, ele se torna responsável por suas escolhas e decisões, se torna capaz de solucionar desafios, agir e pensar por si mesmo.

Benefícios do Protagonismo Infantil

  • Formação de seres humanos mais ativos na sociedade.
  • Maior senso de responsabilidade.
  • Formação de crianças mais ativas e empáticas.
  • Desenvolvimento da autoestima e habilidades sociais.
  • Maior sentimento de pertencimento aos espaços.

6 passos para estimular o protagonismo dos alunos

  • Não dê respostas prontas.
  • Valorize a experimentação. ...
  • Crie um ambiente que acolha o erro.
  • Permita o protagonismo dos alunos na criação das aulas.
  • Incentive o debate. ...
  • Possibilite a tomada de decisões.

No protagonismo estudantil, o papel do professor é atuar como mediador e não apenas como único condutor do aprendizado, criando assim um ambiente aberto para diálogos e opiniões, além de auxiliar os alunos na construção da própria aprendizagem.

É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.

5 Dicas importantes para quem quer ser protagonista da sua vida

  1. Só depende de você, faça!
  2. Entenda o seu medo e vá com medo mesmo!
  3. Compreenda e compartilhe seus valores.
  4. Foco, aprenda a abrir mão de algumas coisas.
  5. Corrigir a rota.

Transpondo para a nossa prática educativa, protagonismo é permitir que o aluno seja o personagem principal do processo de ensino e aprendizagem, ou seja participando de todas as fases: o planejar, o executar e o avaliar.

Protagonismo estudantil: 5 dicas para aplicar na prática

  1. Não dê respostas prontas.
  2. Planeje o dia.
  3. Faça da sala de aula um ambiente que acolha o erro.
  4. Assembleias/debates.
  5. Trabalhe com problemas reais.

Realize projetos e trabalhos em grupo. Uma das principais atividades para promover o protagonismo é o trabalho em grupo e a realização de projetos em sala de aula. Dessa maneira, ofereça jogos e situações-problemas para serem solucionados pelos estudantes em times.

O protagonismo social é a capacidade de atuação de indivíduos ou grupos, decorrente do autoconhecimento, de competências técnicas e habilidades sociais, que são capazes de promover mudanças decisivas na vida pessoal e na realidade dos territórios onde estão inseridos.

Basicamente, essa é a descrição de um aluno protagonista. Essa pessoa entendeu que tudo o que alcançar ao longo da vida acadêmica e profissional é fruto das decisões que tomou durante a jornada. Por esse motivo, assume as responsabilidades com o compromisso de construir um futuro promissor.

É uma forma de você apreciar a própria companhia, ter o controle das suas ações e resgatar o seu poder de decisão.

O jovem protagonista surge como fonte de atuação , pois é dele que parte a iniciativa, como foco de liberdade, porque a sua ação é pautada em uma decisão consciente e de compromisso , na medida em que o jovem responde por seus atos.

1 protagonista, herói.