Quais são os tipos de processo de eletrização?

Perguntado por: ucoutinho . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução. Para entender como ocorre a eletrização por atrito, faça a seguinte experiência.

Eletrização por Contato
Neste processo, os corpos envolvidos ficam carregados com cargas de mesmo sinal e a carga do corpo que estava inicialmente eletrizado diminui. Quando os corpos envolvidos na eletrização são condutores de mesmas dimensões e mesma forma, após o contato, terão cargas de mesmo valor.

Quando dois materiais de composição diferente são atritados, um irá perder elétrons para o outro. A esse processo dá-se o nome de eletrização por atrito. Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer.

A eletrização por indução consiste em atribuir carga elétrica a um objeto utilizando outro corpo carregado sem que haja contato entre eles. Eletrizar um objeto por indução significa atribuir-lhe carga elétrica utilizando outro corpo eletrizado sem que haja contato entre eles.

Eletrização por Contato
Este tipo de eletrização ocorre quando um corpo condutor está carregado e entra em contato com um outro corpo. Parte da carga irá ser transferida para o outro corpo.

Na eletrização por atrito, atritamos dois corpos neutros de diferentes materiais e os transformarmos em dois corpos carregados de mesma carga elétrica e sinais opostos. Na eletrização por indução, aproximamos um corpo carregado de um corpo neutro e depois ligamos este a um fio terra.

Os processos de eletrização são maneiras de tornar um objeto mais negativo, mais positivo ou neutro.

O experimento se dá pelo processo de atritar o canudinho com papel higiênico (eletrização por atrito).

Na eletrização por atrito, atritamos dois corpos neutros de diferentes materiais e os transformarmos em dois corpos carregados de mesma carga elétrica e sinais opostos. Na eletrização por indução, aproximamos um corpo carregado de um corpo neutro e depois ligamos este a um fio terra.

Eletrostática significa “elétron estacionário”. É uma área da Física que estuda as cargas elétricas desconsiderando seu movimento. As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas, que se referem aos prótons e elétrons. Existem três tipos de eletrização: atrito, contato e indução eletrostática.

Quando um condutor eletrizado "A" é colocado em contato com um condutor "B", inicialmente neutro, ocorre uma transferência de portadores móveis de carga de um para o outro. Assim, o condutor se eletriza. Se "A" estiver eletrizado negativamente, uma certa quantidade de elétrons livres de "A" passará para "B".

A forma mais simples de eletrizar um corpo é atritá-lo com um material de composição diferente. Gerada a fricção, elétrons irão abandonar um dos corpos, aquele que perder elétrons ficará carregado positivamente, já aquele que ganhar as cargas negativas ficará carregado negativamente.

Atrito é o termo que se refere a uma força que entra em ação no momento em que duas superfícies estão em contato. Nesse processo, há uma neutralização de força e, consequentemente, ocorre diminuição gradativa da velocidade do objeto observável.

Por exemplo, ao se atritar uma barra de vidro num pano de lã, elétrons passam do vidro para a lã. Em consequência, a barra de vidro adquire carga elétrica positiva (perde elétrons) e o pano de lã adquire carga elétrica negativa (recebe elétrons). a) o pente se eletrizou por atrito.

Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome. Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.

O condutor que está eletrizado é chamado indutor, ou influenciante; o condutor que se eletrizou é chamado induzido ou influenciado.

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.

Defini-se Eletrização como o processo de um corpo retirar ou acrescentar elétrons a outro corpo neutro. Quando um corpo ganha elétrons, se diz que ele foi eletrizado negativamente, pois um número de elétrons nele é maior que o número de prótons.

III) O processo que fez com que elas adquirissem carga elétrica chama-se atrito.

Em palavras, a lei de Coulomb estabelece o seguinte: a interação eletrostática entre duas partículas carregadas origina forças mútuas de módulo proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

Uma vez eletrizado, o canudogruda”, na parede, lousa etc., ou seja, as cargas em excesso do canudo, ao se aproximarem da parede, por exemplo, induzem uma separação de cargas na região de proximidade, atraindo cargas de sinais opostos para perto de si e o canudinhogruda”.