Quais são os tipos de pregação?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Existem 3 tipos de esboço de pregação que são mais utilizados e conhecidos, que você pode optar entre eles de acordo com a sua necessidade ou vontade para transmitir a mensagem de Deus. Alguns dos tipos mais comuns incluem sermão temático, sermão expositivo, sermão textual.

Os três tipos são:

  • Sermão Temático.
  • Sermão Textual.
  • Sermão Expositivo.

O sermão temático é aquele que proclama as verdades cristãs a partir de um tema. É um sermão mais simples de elaborar, para isso, o pregador escolhe o tema que deseja ensinar e em seguida busca na bíblia passagens para construir seus argumentos e preparar o esboço.

Pregação expositiva, então, nada mais é que uma volta às origens bíblicas, ou seja, o pregador não é aquele que traz uma mensagem nova da parte de Deus, mas aquele que transmite a mensagem de Deus.

Um sermão expositivo é aquele que toma o ponto principal de uma passagem da Escritura, faz dele o ponto principal do sermão e o aplica à vida de hoje. Em outras palavras, um sermão expositivo expõe o significado de uma passagem da Escritura e mostra a sua relevância para a vida dos ouvintes. É isso.

No sermão expositivo, o pregador deve extrair do texto e contexto, as informações. Deixando que o texto e contexto determine o conteúdo do sermão. Ou seja, o pregador deve pregar aquilo que o autor bíblico queria dizer aos seus ouvintes originais e expor isso aos seus ouvintes atuais.

O sermão tem como propósito ensinar a palavra de Deus, explicando-a e exortando aos bons costumes, como acontece no "Sermão da Montanha", proferido por Jesus Cristo, no início da vida pública, que S.

O Sermão é um gênero de cunho religioso, que tem como objetivo persuadir os ouvintes a respeito de uma determinada ideologia, por meio do discurso de autoridade ancorado em livros sagrados ou em dogmas religiosos e da oratória do religioso que o profere.

Homilética é considerada a arte de pregar, ou seja, utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo da bíblia sagrada cristã.

Precisamos pregar sermões enriquecidos por todos estes elementos: bíblico, doutrinário, experiencial e prático.

O pregador procura relacionar cada divisão com a ideia principal do texto. O pregador que usa um esboço bem elaborado terá mais facilidade de transmitir suas ideias de forma clara e concisa. Ele segue a ordem do esboço passando de um ponto para o outro sem sair do assunto principal do sermão.

Toda pregação deve ter um texto onde ela se sustente, e de onde você possa extrair os ensinamentos que quer transmitir… Que fique bem claro que sua pregação deve vir do texto que você escolheu, isto é, deve fluir dele.

3 Atitudes essenciais no pregador

  1. 1 – Honestidade. Honestidade na vida, sem dúvida, as me refiro também honestidade com o texto bíblico. ...
  2. 2 – Confiança. Confiança de ser um verdadeiro servo de Deus. ...
  3. 3 – Dedicação. Não pense que para pregar basta ler umas passagens bíblicas e falar alguma coisa que venha na cabeça.

Para pregar corretamente é preciso seguir as escrituras. É importante se manter dentro do contexto do que foi escrito e entender a aplicação da vontade divina dentro da nossa vida cotidiana. Lembrando que pregar não significa forçar os conceitos ou leis bíblicas para aqueles que não querem ouvir.

MELHORES TEXTOS PARA PREGAR
Um dos melhores textos para se pregar é a passagem da história do cego Bartimeu. Veja esse outro texto de João 14:6, em um esboço de sermão textual, como foram feitas as divisões. Perceba a riqueza do texto e porque ele é um dos melhores textos para se pregar.

A diferença entre o sermão expositivo e textual é que geralmente o expositivo se trata de um texto mais longo escolhido ao pregar, agora o textual você utiliza um versículo apenas. É a partir desse versículo que vem as ideias e as divisões principais.