Quais são os tipos de pitanga?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

pitanga-do-mato, pitanga-vermelha e pitangueira, em Minas Gerais; batinga, na Paraíba; pitanga, pitangueira e pitangueira-vermelha, no Paraná; pitanga, pitanga-branca, pitanga-roxa e pitan- gueira, no Rio Grande do Sul; pitanga e pitanga- -lagarto, no Estado do Rio de Janeiro; pitanga, pitangueira e pitangueira- ...

Esta fruta ajuda a manter a pele saudável e bonita e a boa visão, além de ser muito útil para ajudar a emagrecer porque tem poucas calorias, é nutritiva e tem ação diurética, reduzindo o inchaço do corpo. A pitanga pode ser consumida na sua forma natural ou utilizada em doces, geleias, sorvetes e refrescos.

Características da pitanga:
Atinge entre 6 e12 m de altura, dotada de copa pouco globosa, tronco tortuoso e liso medindo de 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas opostas, simples e brilhantes na face superior. Flores solitárias ou inflorescências de cor branca e frutos vistosos, brilhantes e sulcados.

Também recebe os nomes de: Pitanga vermelha, Pitanga preta, Pitanga branca (por causa do tronco), Pitanga rosa, Pitanga miúda, Pitanga-uva, cereja do mato, Moranguinha de arvore, e Ginga na região amazônica.

A pitanga mais comumente conhecida é a de coloração vermelha, mas ela é uma espécie que possui uma grande variabilidade no sabor e na aparência de seus frutos, existem frutas de coloração alaranjada, de coloração vermelha e até pretas ou roxas.

Até chegarmos à vitamina C, crucial para a renovação celular e o fortalecimento do sistema imune. “A acerola é uma das frutas com maior teor desse nutriente”, conta a nutricionista Marina Pioltine, da capital paulista.

No Brasil, os centros de diversidade que têm a pitangueira como espécie nativa são o Nordeste/Caatinga, Sul/Sudeste, Brasil Central/Cerrado e Mata Atlântica.

O poder antioxidante da frutinha roxa, também chamada de blueberry.

O fruto quando bem maduro adquire coloração negra, ideal para ser consumido in-natura ou na forma de sucos, geleias e sorvetes. A pitanga também apresenta muitos benefícios medicinais, como combate de infecções, artrites, doenças cardiovasculares e reumatismos.

As folhas da pitangueira possuem propriedades adstringentes e digestivas que ajudam a combater a diarreia. Além disso, os polifenóis presentes também contribuem para o equilíbrio da flora intestinal.

Chá de folha de pitanga
O chá de pitanga, feito a partir de colheres de sopa de folhas da pitangueira, possui propriedades medicinais. A bebida é muito utilizada para tratar diarreia.

A primeira frutificação da pitangueira ocorre após o terceiro ano do plantio. Bem cuidada, a pitangueira pode dar frutos duas vezes ao ano, nos meses de março à abril, e na época de outubro à janeiro, que é a principal.

Se você tem uma pitangueira saudável que não dá frutos, a causa pode ser a falta de adubação. Mas a notícia é boa: utilize um bioestimulante para aumentar o número de raízes e, consequentemente, deixar as folhas e os frutos mais verdes.

Apesar de gostar de clima quente e úmido, a pitangueira suporta tanto o frio quanto a seca. O solo deve ser preparado com duas partes de areia, uma de terra vegetal e uma de composto orgânico e mantido ligeiramente úmido. Adube a cada três meses com farinha de osso, encontrada em grandes lojas de jardinagem.

A média é que um pé de pitanga viva ao menos dois anos, podendo dar frutos em dois períodos do ano: entre agosto e outubro, e entre março e abril.

As podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Pitangueira também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região. A retirada das folhas e flores ressecadas é muito importante.

dois anos

O tronco é liso, com cerca de 50 centímetros de diâmetro. É considerada perene e semidecídua, isto é, vive mais de dois anos e suas folhas não caem totalmente.

A pitanga preta é rara na natureza. Possui frutos geralmente menores que das demais variedades de pitanga, com polpa menos firme e sabor muito doce.

Apesar de ser mais comum nos tons laranjas ou nos diversos tipos de vermelho, é possível encontrar variedades amarelas, roxas ou pretas. É válido destacar que na mesma árvore o fruto poderá ter desde as cores verde, amarelo e alaranjado. Até a cor vermelho-intenso é possíve encontrar, de acordo com o grau de maturação.

Descrição. A Essência Pitanga Preta possui um aroma floral frutal, com toque cítrico. Notas de saída: Pitanga Preta, Abacaxi, Limão. Notas de corpo: Jasmim, Muguet, Rosa, Violeta.