Quais são os tipos de pipas?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

São Paulo – papagaio, curica, cângula, jamanta, pepeta, casqueta, cometa e chambeta. Rio Grande do Sul – pandorga e cafifa. Bahia – arraia, barril estilão, pião e bolacha. Paraná – quadrado, papagaio e cafifa.

Esta praia era um lugar de parada dos navios portugueses em busca do valioso pau-brasil das frondosas matas da região. A referência que identificava o lugar era uma pedra grande com formato de um barril de vinho, também chamado de pipa… Pronto, daí vem o nome.

Pessoa com deficiência: Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA) | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

As pipas, ou papagaios, foram criadas na China há cerca de 2.500 anos. Nesse tempo, ela não era coisa de criança, mas arma de guerra. Os chineses a usavam militarmente para transmitir sinais diversos com suas cores, desenhos e movimentos no ar.

Conforme o modelo pode ter uma rabiola ou rabo. A pipa nasceu na China antiga por volta de 1200 a.C., feitas de seda e bambu. O primeiro relato escrito sobre pipas empinadas é de cerca de 200 a.C. Os arquivos mencionam pipas gigantescas, capazes de transportar um homem no ar, destinadas a observar a posição do inimigo.

A xepa é importante pra pipa. Faz parte do contexto, cultura e lazer. Sem a xepa, quantas linhas estariam em ruas esticadas e pipas desbotadas. Pra mim não tem nada igual, quando uma rabioluda é cortada e a xepa se junta numa bola de gente onde ali rola aquela disputa louca rsrsrs.

A pipa ou papagaio, também chamada pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

Se ela está voando em círculos grandes, pode ser que a rabiola não esteja apropriada; já se ela sobe com muita dificuldade, deve estar muito pesada.

DIGA A ELA QUE NO BRASIL ESSE NOME ”CAPUCHETA” É O TERMO USADO NA REGIÃO DE SÃO PAULO PARA DEFINIR UMA PIPA FEITA COM JORNAL, SEM VARETAS, APENAS COM PAPEL E LINHAS.

Luiz da Trindade

Assim descreve o militar da reserva Rivaldete Luiz da Trindade, de 67 anos, sobre o amor que tem por soltar pipas. Mineiro, Rivaldete, ou melhor, Rivas, mora em Vila Velha desde criança e é conhecido como o "Rei da Pipa".

O ideal é utilizar barbante de algodão, esse é o melhor material para as linhas de pipa, visto que as de nylon cortam assim como as que tem cerol.

As pipas chegaram no Brasil com os colonizadores portugueses em 1596.

Cafifa

Cafifa é como é chamada a pipa, em alguns lugares, em especial Niterói.

A Pipa é geralmente aquela de 3 varetas e hj em dia as vezes fazem até com mais,porém tradicionalmente é essa de 3 bambu e sua parte de cima não é encapada. Já a raia é aquela que tem 2 varetas uma de bambu e outra de fibra,essa é toda encapada.

A pipa ou papagaio é um brinquedo de origem oriental e foi trazido para o Brasil no século XVI pelos portugueses. As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a.

Há pipas bem coloridas, feitas com papel de seda e varetas (ou varetinhas de bambu, taquaras, talo da folha de uma palmeira). As varetas fazem a armação na qual o papel (ou o plástico) será preso. Os formatos das pipas variam entre caixas, estrelas, losangos pequenos e grandes.

Os dicionários consultados registam pipa (de origem obscura) como substantivo feminino, e pipo substantivo masculino. A pipa é uma vasilha bojuda para guardar vinho, azeite e outros produtos. Por sua vez, o pipo é uma pipa pequena.

Uma pipa (português brasileiro) ou papagaio (português europeu) , também designada no Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas) é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

No mercado do grupo VIP, os participantes têm acesso a bons cortes de carne, peixe e frango, além de uma enorme variedade de temperos e doces como leite condensado e chocolate. Na xepa, a história é diferente. O mercado da xepa conta apenas com itens básicos para os confinados passarem a semana.

Quem está na Xepa pode comprar: feijão, arroz, biscoito, pão, leite em pó, verduras, ovo e frutas como banana, limão e laranja. Além disso, as carnes disponíveis para a compra são: fígado, rabadas, dobradinha, moela, língua de boi. Como doces, têm apenas goiabada e rapadura.

Também entram nesta categoria alimentos como farinha, macarrão instantâneo, pão, leite em pó, café, ovo, banana da terra, limão, laranja, goiabada e rapadura. Apesar da imagem depreciativa, e muito além do baixo custo, a “Xepa” tem também os seus benefícios à saúde, sobretudo no aspecto nutricional.