Quais são os tipos de pipa?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

São Paulo – papagaio, curica, cângula, jamanta, pepeta, casqueta, cometa e chambeta. Rio Grande do Sul – pandorga e cafifa. Bahia – arraia, barril estilão, pião e bolacha. Paraná – quadrado, papagaio e cafifa.

Esta praia era um lugar de parada dos navios portugueses em busca do valioso pau-brasil das frondosas matas da região. A referência que identificava o lugar era uma pedra grande com formato de um barril de vinho, também chamado de pipa… Pronto, daí vem o nome.

Uma pipa (português brasileiro) ou papagaio (português europeu) , também designada no Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas) é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

A xepa é importante pra pipa. Faz parte do contexto, cultura e lazer. Sem a xepa, quantas linhas estariam em ruas esticadas e pipas desbotadas. Pra mim não tem nada igual, quando uma rabioluda é cortada e a xepa se junta numa bola de gente onde ali rola aquela disputa louca rsrsrs.

Se ela está voando em círculos grandes, pode ser que a rabiola não esteja apropriada; já se ela sobe com muita dificuldade, deve estar muito pesada.

São Paulo – papagaio, curica, cângula, jamanta, pepeta, casqueta, cometa e chambeta.

Luiz da Trindade

Assim descreve o militar da reserva Rivaldete Luiz da Trindade, de 67 anos, sobre o amor que tem por soltar pipas. Mineiro, Rivaldete, ou melhor, Rivas, mora em Vila Velha desde criança e é conhecido como o "Rei da Pipa".

Quando questionados porque ainda não tinham soltado pipa na escola, às respostas foram essas: Pipa não é brincadeira para escola, é brincadeira de rua. Pipa na escola é proibida, porque é perigosa.

DIGA A ELA QUE NO BRASIL ESSE NOME ”CAPUCHETA” É O TERMO USADO NA REGIÃO DE SÃO PAULO PARA DEFINIR UMA PIPA FEITA COM JORNAL, SEM VARETAS, APENAS COM PAPEL E LINHAS.

História. As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1 200 a.C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.

O ideal é utilizar barbante de algodão, esse é o melhor material para as linhas de pipa, visto que as de nylon cortam assim como as que tem cerol.

Conforme o modelo pode ter uma rabiola ou rabo. A pipa nasceu na China antiga por volta de 1200 a.C., feitas de seda e bambu. O primeiro relato escrito sobre pipas empinadas é de cerca de 200 a.C. Os arquivos mencionam pipas gigantescas, capazes de transportar um homem no ar, destinadas a observar a posição do inimigo.

Significado de rabiola: Cauda de uma pipa (papagaio, pandorga, quadrado, etc).

As pipas chegaram no Brasil com os colonizadores portugueses em 1596.

No mercado do grupo VIP, os participantes têm acesso a bons cortes de carne, peixe e frango, além de uma enorme variedade de temperos e doces como leite condensado e chocolate. Na xepa, a história é diferente. O mercado da xepa conta apenas com itens básicos para os confinados passarem a semana.