Quais são os tipos de pesquisa e exemplos?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Tipos de pesquisa

Tipos de pesquisaO que éExemplos
LevantamentoPesquisa para a coleta de dados sobre um grupo ou população.Censos, pesquisas por amostragem, etc.
Pesquisa etnográficaObservação descritiva a partir da convivência com um grupo social específico.Observação participante, etnografia, etc.

Grande parte das pesquisas pode ser dividida em três categorias: exploratória, descritiva e causal. Cada uma delas tem uma finalidade específica e só podem ser usadas de determinadas maneiras.

A principal diferença entre esses tipos de pesquisa se dá no objetivo final de cada uma delas. Na pesquisa exploratória o objetivo é conhecer melhor um determinado tema, na pesquisa descritiva se busca um aprofundamento no tema, enquanto a explicativa procura conectar as ideias para compreender causas e efeitos.

Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. Uma metodologia é a estratégia abrangente e a lógica de seu projeto de pesquisa, a abordagem através da qual sua análise ocorre.

Existem três tipos de pesquisa quantitativa:

  • Pesquisa Descritiva.
  • Pesquisa Experimental.
  • Causal.

Podemos citar alguns, como por exemplo, a pesquisa de mercado, questionário qualitativo on-line, entrevistas com pessoas específicas ou aleatórias, focus group, entre outros.

Exemplos de pesquisa aplicada também podem ser: o estudo da aplicação de determinados produtos na vida de um animal, de acordo com os objetivos propostos. Mas como fazer isso? Será necessário: Ter conhecimento do ambiente de aplicação.

A pesquisa de campo pode ser classificada em três tipos principais, de acordo com o objeto de estudo e a metodologia: Exploratória, Quantitativa-Descritiva e Experimental.

Descritiva – visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Explicativa – visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica o “porquê” das coisas.

PESQUISA EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA OU EXPLICATIVA. Dando continuidade à classificação da pesquisa, você deve definir qual o tipo de pesquisa, quanto aos objetivos. A pesquisa pode ter o objetivo de ser: Exploratória, Descritiva ou Explicativa.

Uma Pesquisa Descritiva Qualitativa é bastante simplificada, tendo em vista que se encarrega de fazer uma descrição da população, situação ou fenômeno ao redor do qual está centralizado um estudo. Com isso, o pesquisador irá mostrar aos seus pares uma informação acerca do que, como, quando e onde algo ocorreu.

A pesquisa documental recorre a fontes mais diversificadas e dispersas, sem tratamento analítico, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, filmes, fotografias, pinturas, tapeçarias, relatórios de empresas, vídeos de programas de televisão, etc.

A pesquisa quantitativa se concentra em dados numéricos (por exemplo, estatísticas), enquanto a pesquisa qualitativa se concentra em dados não numéricos, tais como palavras.

Já a pesquisa descritiva tem o objetivo de descrever algo, não tendo interferência do pesquisador na coleta de dados. Para isso, é feita uma análise minuciosa e muito descritiva do objeto de estudo, descrevendo suas características e funções.

O que é pesquisa teórica? A pesquisa teórica dedica-se a reconstruir teorias, conceitos e ideias para construir fundamentações teóricas. Embora o conceito pareça difícil, a classificação é bastante simples de entender. É só você pensar em uma pesquisa que não envolve nenhuma parte prática, apenas teorias.

Metodologia é o estudo sistemático e lógico dos métodos, procedimentos e técnicas utilizados em uma determinada área de conhecimento ou disciplina científica para realizar investigação, análise, interpretação e resolução de problemas.

Classificações da pesquisa científica

  • pesquisa bibliográfica;
  • pesquisa bibliográfica;
  • pesquisa documental;
  • estudo de caso;
  • pesquisa ex post facto;
  • pesquisa de campo, entre outras.