Quais são os tipos de pele?

Perguntado por: vmeireles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética. No entanto, o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.

A pele pode ser classificada em normal, seca, oleosa ou mista (ANHANGUERA, 2010). Pele normal (eudérmica): Característica: superfície lisa e flexível, equilíbrio hídrico e lipídico, cor rosada e não brilhosa. Geralmente é uma condição genética.

“Pegue um papel absorvente e o coloque por cima da face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. E, se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca“, indica a especialista.

Qual é seu fototipo de pele?

  • Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  • Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  • Fototipo 3: morena clara. ...
  • Fototipo 4: média. ...
  • Fototipo 5: morena escura. ...
  • Fototipo 6: negra.

mista

Sabia que a mista é o tipo de pele mais comum no Brasil? A pele mista tem características bem definidas, como o desequilíbrio na hidratação. Ela é oleosa na Zona T (área compreendida pela testa, nariz e queixo) e ressecada nas demais partes do rosto.

Portanto, podemos dizer que existem tons de pele branca, morena e negra.

Tipos de pele

  • Normal. A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. ...
  • Seca. ...
  • Oleosa. ...
  • Mista.

A pele mista é aquela que não é oleosa nem seca. Sua principal característica é a oleosidade excessiva na zona T do rosto, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo, com poros dilatados nessa mesma região, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face.

O é uma característica que define o quanto a pele apresenta de oleosidade e hidratação. Como o biotipo cutâneo próprio nome sugere, a oleosidade da pele se refere à quantidade de sebo que ela apresenta.

Pele Alipídica ou seca: pele desidratada, com pouca produção de óleo. Geralmente descamativa, sensível e fina. Pele Lipídica ou oleosa: pele “brilhante”, com excessiva produção de óleo. Geralmente espessa, com óstios dilatados e formação de comedões.

Pele normal
Ela tem os níveis de água e óleo bem equilibrados e, por isso, raramente fica oleosa ou ressecada. A sua textura é macia, tem bastante viço e os poros aparentam estar "fechados". Se você apresenta essas características, fique sabendo que possui uma pele bastante equilibrada.

O programa de avaliação da pele mostra que os exames devem se basear em 6 pilares:

  1. 1 – A classificação do tipo de pele.
  2. 2 – A classificação do tratamento estético.
  3. 3 – Fototipo da pele.
  4. 4 – Espessura da pele.
  5. 5 – Nível de hidratação da pele.
  6. 6 – Identificação do tratamento home-care.

Qual é o seu tipo de pele? Confira dicas para descobrir se seu rosto é oleoso, seco, misto ou normal

  1. Brilho excessivo + sensação gordurosa no rosto inteiro: OLEOSA. ...
  2. Sensibilidade + aspreza + coceira: SECA. ...
  3. Poros abertos + brilho excessivo na zona "T": MISTA. ...
  4. Textura lisa + sem poros aparentes + sensação confortável: NORMAL.

Como avaliar os fototipos?

  1. Fototipo I – Sempre queima, nunca bronzeia.
  2. Fototipo II – Sempre queima, às vezes bronzeia.
  3. Fototipo III – Às vezes queima, às vezes bronzeia.
  4. Fototipo IV – Nunca queima, sempre bronzeia.
  5. Fototipo V – Bronzeia moderadamente (mulatos)
  6. Fototipo VI – Pele negra.

Acrescentou que da classificação de fototipo cutâneo está no grau "IV" na escala Fitzpatrick e de grau V na escala de Von Luschan, ou seja, é considerado do ponto de vista médico como pardo.

Cor da pele humana se refere à variedade de tons de pele desde a marrom mais escuro até a pele clara. A pigmentação da pele de um indivíduo é o resultado da genética, sendo o produto da composição genética de ambos os pais biológicos do indivíduo e da exposição ao sol.

Como descobrir o seu tom de pele? Com tantos tons de pele, pode ser difícil identificar o seu. Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

A pele oleosa possui características como o brilho intenso, a sensação de pele pesada devido à produção em excesso de sebo, poros dilatados, irregulares e a tendência à acne.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

P.L.: O tom é o que vemos diretamente, a cor da nossa pele. Clara ou escura, a que nos dá base para concluir que um produto é para a cor da nossa pele ou não. Já o subtom de pele faz referência a cor do fundo que essa pele reflete, ela pode ser amarelada, avermelhada, oliva, etc.