Quais são os tipos de patrimônio histórico cultural Cite 3 exemplos?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos ...

museus, edifícios, igrejas e catedrais; fotografias, documentos e livros; roupas e elementos de vestuário.

Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa-Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajapi, o Frevo, o Círio de Nazaré e a Roda de Capoeira.

Além do Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, os seguintes bens fazem parte do patrimônio cultural no Brasil: Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco. Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. Centro Histórico de Salvador, Bahia.

Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e ...

São 7 áreas que ostentam o título no Brasil: Cataratas do Iguaçu, Fernando de Noronha, Anavilhanas, Pantanal, Áreas Protegidas do Cerrado (Chapada dos Veadeiros e das Emas), Mata Atlântica do Sudeste e Parque Nacional de Monte Pascoal.

Patrimônio cultural são bens materiais ou imateriais que formam a identidade de um povo e ajudam a contar a sua história. Bens materiais podem ser edifícios, monumentos, obras de arte; e os bens imateriais, são elementos como a dança, a música.

Tipos de Patrimônio Cultural
Dentro dos culturais, é possível separar em dois grandes grupos: materiais e imateriais.

Também chamados de materiais, eles se referem a todos aqueles bens que podem ser tocados. Imóveis, veículos, terrenos e o próprio dinheiro são exemplos desse grupo.

Vamos lá, o patrimônio é composto por duas partes, são eles “ativos” e “passivos”. Ativos: Dizem respeito ao que uma pessoa ou empresa possui em valores positivos (bens e direitos). Por exemplo, imóveis, dinheiro em caixa, máquinas, estoque, etc. Passivos: Representam a parte negativa do patrimônio (obrigações).

Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Esse patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição. Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o folclore, a capoeira etc.

No Brasil. Um exemplo de patrimônio cultural imaterial é o modo de tocar dos sinos, cuja "linguagem" é peculiar meio de comunicação e está sendo objeto de registro pelo IPHAN. Em Minas Gerais, por exemplo, o modo artesanal de fazer queijo é importante registro de patrimônio intangível.

são os bens tangíveis de um povo ou civilização que por exemplo as igrejas os prédios o coliseu romano. as pirâmides do egito as pinturas. as esculturas as bibliotecas os vestígios arqueológicos e os demais elementos que possuem valor histórico científico ou artístico exemplos de patrimônios culturais presentes.

Os Patrimônios Mundiais, como também são chamados, podem ser prédios, monumentos, paisagens ou cidades inteiras. Atualmente, existem 23 desses lugares espalhados pelo Brasil, entre 15 Culturais, sete Naturais e um Misto.

A conquista brasileira mais recente foi o Complexo da Pampulha, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade em julho de 2016.

Definição: Entende-se por Patrimônio Artístico Nacional todas as obras de arte pura ou de arte aplicada, popular ou erudita, nacional ou estrangeira, pertencentes aos poderes públicos, a organismos sociais e a particulares nacionais, a particulares estrangeiros, residentes no Brasil.