Quais são os tipos de palpação?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

A palpação pode ser feita: com a mão espalmada, usando-se toda a palma de uma ou de ambas as mãos; com uma das mãos sobrepondo-se à outra; com as mãos espalmadas, usando apenas as polpas digitais e a parte ventral dos dedos e usando-se o polegar e o indicador, formando uma pinça.

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

Podem ser classificados em: Roncos. Sibilos. Estridor.

Palpação abdominal

  • 4.1. Palpação supercial.
  • 4.2. Palpação profunda.
  • 4.3. Palpação do fígado.
  • 4.4. Palpação do baço.

Na palpação, verifica-se o estado das estruturas externas por pressão: a parte superficial do corpo com pressão de 1 cm; a parte profunda com pressão de 4 cm. A percussão, variante da palpação, aplica pequenos golpes no organismo e analisa as vibrações quanto à intensidade, tonalidade e timbre.

Palpação Profunda: É usada para avaliar o tamanho de órgãos bem como a presença de massas abdominais anormais. Técnica: A parte plana da mão direita é posicionada sobre o abdome e a mão esquerda sobre a mão direita.

Em seqüência, os seguintes tempos do exame fisíco devem ser realizados: 1) inspeção estática; 2) inspeção dinâmica; 3) palpação das axilas e regiões supraclaviculares; e 4) palpação do tecido mamário.

Palpação é o processo de usar as mãos para examinar o corpo, especialmente para perceber / diagnosticar uma doença. É o processo de sentir um objeto dentro ou sobre o corpo para determinar seu tamanho, forma, firmeza ou localização.

1. Acto de palpar. 2. [ Medicina ] Exame de qualquer parte do corpo por meio da aplicação externa da mão.

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

3 tipos de anamnese

  1. Ativa. A anamnese ativa é aquela em que o médico conduz a entrevista de forma profunda, com longos momentos de fala. ...
  2. Passiva. A anamnese passiva é aquele tipo de abordagem em que o médico mantém maior escuta, diminuindo sua fala. ...
  3. Mista.

Inspeção (visão e olfato)
São inspecionados estado geral, consciência, estado nutricional, postura e movimentação, coloração da pele, mucosas e hidratação e higiene corpórea. Na inspeção, o paciente deve ficar exposto o menor tempo possível e só deixar a mostra a parte do corpo que será examinada naquele momento.

Dividem-se em:

  • Estertores finos (ou crepitantes) Frequência relativamente alta, pequena amplitude e duração mais curta, não são influenciados pela tosse e são ouvidos na metade final da inspiração. ...
  • Estertores grossos (ou bolhosos) ...
  • De origem pleural - Atrito pleural.

Existem quatro valvas cardíacas, duas atrioventriculares (AV), tricúspide e mitral, e duas semilunares (SL), pulmonar e aórtica.

A substituição da terminologia “murmúrio vesicular” por “sons pulmonares (ou respiratórios) normais” é recomendada, pois, diferentemente do que se acreditava no passado, atualmente, é incorreto afirmar que sons “vesiculares” são produzidos pelo ar entrando nos alvéolos (vesículas)4.

o Sinal da Bandeira = Empastamento da panturrilha devido ao edema da massa. o Manobra de Homans = Dor na panturrilha à dorsiflexão do pé. Baixa sensibilidade e especificidade. Insuficiência venosa crônica- Manobra de enchimento retrógrado (Trendelenburg).

Etapas do exame físico de enfermagem

  1. Preparação do exame físico. O ambiente onde será realizado o exame físico precisa estar limpo, organizado e com todos os equipamentos disponíveis. ...
  2. Posicionamento do paciente. ...
  3. Inspeção. ...
  4. Palpação. ...
  5. Percussão. ...
  6. Ausculta.

É o exame físico, com toque na cabeça e no pescoço.
Então, ao realizar a palpação, o dentista toca o paciente com as pontas dos dedos e avalia diversos aspectos, como textura, espessura, consistência, sensibilidade, volume e temperatura.

O abdómen é dividido em 4 quadrantes: superior direito, inferior direito, superior esquerdo e inferior esquerdo. Os quadrantes correspondem a órgãos e estruturas específicas. Imagem: “Quadrants of the abdomen” por BruceBlaus.