Quais são os tipos de ortografia?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Ortografia etimológica – um mesmo som pode corresponder a diversas letras e cada letra ou grupo pode corresponder a diversos sons, dependendo da história, da gramática e dos usos tradicionais.

Ortografia é como chamamos o segmento da gramática que determina a forma correta de escrever as palavras. Ela pode ser regular (relacionada a uma regra) ou irregular (de origem etimológica ou consagrada pelo uso). Assim, “enxada”, por exemplo, possui uma ortografia regular; já “algema”, irregular.

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

A ortografia é a parte da Gramática que se preocupa com o uso correto de letras e sinais gráficos na escrita de um idioma. No português, a forma de escrever certas palavras, muitas vezes, está associada a questões etimológicas ou históricas. Em outros casos, há regras, como, por exemplo, para o uso de “s”, “z” e “x”.

Regras de ortografia

  • Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
  • Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
  • Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
  • Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.

A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.

AS DIVISÕES DA GRAMÁTICA NORMATIVA

  • FONÉTICA / FONOLOGIA. Estuda os sons da fala e como eles se organizam dentro de uma língua. ...
  • MORFOLOGIA. Compreende o estudo das palavras isoladamente, em relação a sua estrutura, formação e classificação, independente da sua posição em uma frase. ...
  • SINTAXE. ...
  • SEMÂNTICA.

fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem; fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua; morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras; sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.

A ortografia se encarrega de determinar o uso correto das letras e dos sinais de acentuação e de pontuação. Ao estabelecer as normas de escrita, a ortografia segue critérios etimológicos e fonológicos. A forma de escrita é fruto de acordos entre países que possuem o mesmo idioma.

Portanto, continue a leitura e mãos à obra!

  1. Consulte o dicionário diante de qualquer dúvida. ...
  2. Tenha sempre um livro à mão. ...
  3. Sempre escreva ao final do dia. ...
  4. Pratique o português correto mesmo nas redes sociais. ...
  5. Revise seus próprios textos. ...
  6. Não dependa do corretor ortográfico. ...
  7. Pense no leitor.

Os erros ortográficos

  • Erros de transcrição da fala. ...
  • Erros por supercorreção. ...
  • Erros por desconhecimento das regras contextuais. ...
  • Erros na marcação da nasalização. ...
  • Erros devidos à concorrência. ...
  • Erros nas sílabas complexas. ...
  • Erros por troca de letras. ...
  • Erros de segmentação.

Ortografia é a forma correta de se escrever. (Orto=correta Grafia=escrita) No caso, quando se escreve errado, há um erro ortográfico. Já a gramática estuda as normas da Língua Portuguesa. A ortografia está incluída dentro do estudo da gramática.

- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. - Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. - O (i) ou (u) tônicos dos hiatos, não antecedidos de ditongos também continuarão acentuados.

Os sinais de pontuação são recursos da linguagem escrita utilizados com o objetivo de demarcar unidades e sinalizar os limites das estruturas sintáticas nos textos.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, definindo novas regras ortográficas para a língua portuguesa, comumente chamadas de "nova ortografia" ou "ortografia oficial". O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português.

Música e ortografia podem ser uma ótima combinação. Escolha a regra que pretende trabalhar e proponha que as crianças transcrevam os versos ou completem lacunas enquanto ouvem o cantor. "Assim é possível direcionar a discussão em torno da regra que se quer reforçar", explica Virgínia Balau.

– Aplicar provas orais como alternativas às escritas; – Tornar frequente o uso do dicionário durante as atividades; – Realizar correções ortográficas com regularidade; – Quando possível, separar minutos que antecedem ou finalizam as aulas para relembrar conceitos e tarefas.

Tal decreto cita como instância importante para o estabelecimento dos acordos ortográficos entre os países de Língua Portuguesa a Academia Brasileira de Letras (ABL).

O Português pode assumir culturalmente duas normas: língua coloquial e língua culta. A primeira é similar a fala cotidiana, sem muitas regras, e pode ser representada em cartaz, fábula e cartoon. Já a segunda, segue as normas mais rígidas e são mais utilizadas na produção de textos para reportagem, redação e romance.

A maioria das gramáticas brasileiras, que estudam e estruturam o português falado e escrito no Brasil, dividem-se em cinco partes: fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, e estilística. Cada uma dessas partes é subdividida em itens mais específicos.

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.