Quais são os tipos de organizações que existem?

Perguntado por: ldamasio8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Conheça os principais tipos de organização empresarial

  • Organização linear. A estrutura organizacional chamada de linear é a mais antiga e leva esse nome devido à verticalização do modelo. ...
  • Organização funcional. ...
  • Organização linha-staff.

Os tipos de estrutura organizacional existentes estão inseridos em dois modelos diferentes: formal e informal.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Organizações podem ter diversas dimensões, tamanhos variados, podem ser:

  1. Micro empresas;
  2. Pequenas empresas;
  3. Médias empresas;
  4. Grandes corporações.

As organizações podem ser classificadas, de acordo com o setor da economia em que estão inseridas, em três tipos: governo; empresas; e organizações do terceiro setor. Parabéns!

Abaixo serão elencados os 3 tipos de organização empresarial, suas vantagens e desvantagens.

  • Organização Linear. organização empresarial. É a estrutura mais antiga e tradicional utilizada pela maioria das empresas. ...
  • Organização Funcional. organização. ...
  • Linha-Staff. organização empresarial.

Conceito de Organização Informal
Alguns exemplos são os grupos das cartas, da caça ou da pesca ou ainda o grupo que normalmente almoça junto e cujos membros se relacionam entre si informalmente qualquer que seja a sua posição hierárquica no interior da organização.

Assim, a estrutura social pode ser classificada em familiar, política, econômica, cultural, religiosa, educacional, militar.

A organização empresarial é aquilo que define o que uma empresa é e, principalmente, como o seu time de colaboradores se organiza, como é a hierarquia, quais as atribuições das equipes e como cada setor interage entre si e entre instâncias superiores.

A organização empresarial diz respeito a tudo o que acontece dentro de uma empresa, desde estratégias de marketing e comunicação com os clientes até a escala de horários de funcionários e o controle de desempenho dos mesmos.

Como exemplos de organizações privadas estão empresas fabricantes de vestuário, produtos alimentícios, carros, determinadas instituições educacionais, entre outros.

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Os componentes da estrutura organizacional são sistema de responsabilidade (constituído por departamentalização; linha e assessoria; e especialização do trabalho); sistema de autoridade (constituído por amplitude administrativa ou de controle; níveis hierárquicos; delegação; centralização/descentralização); sistema de ...

Os tipos de organização são as diferentes maneiras pelas quais uma organização pode se apresentar. Neste sentido, consoante os fins ou objectivos que perseguem, a sua dimensão, o sector em que operam ou a sua forma jurídica, estas organizações podem ser classificadas em vários tipos.

ORGANIZAÇÃO é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum. PAPÉIS DECISÓRIOS referem-se a como o administrador utiliza a informação em suas decisões. Envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção.

– SEM FINS LUCRATIVOS. – Ex.: prefeituras, escolas, governo em geral, postos de saúde, hospitais, saneamento, forças armadas etc.

O que é Organização:
Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.