Quais são os tipos de orégano?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O gênero Origanum, possui mais de 205 espécies destacando-se Origanum majorana L e Origanum vulgare como as mais importantes. Essas duas espécies são bastante confundidas principalmente no sul do Brasil, em que o orégano é denominado manjerona.

O Orégano (Origanum virens), também conhecido como Oregão, é uma erva originária do Mediterrâneo. Trata-se de uma planta herbácea rasteira de caule flexível e folhas maior que o da manjerona, ovais e pecioladas, medindo de 1 a 5 cm e sua altura pode variar de 25 a 80 cm.

O uso do orégano ou da bebida feita a partir da erva por hipertensos, segundo a profissional, pode contribuir positivamente para o tratamento da doença, pois a planta pode reduzir o consumo de sal diariamente nas refeições.

O orégano pode ser usado em uma infinidade de receitas. Nas carnes, ele pode ser incluído nas marinadas dos churrascos. Aliás, essa erva é usada no popular molho chimichurri, muito apreciado pelos argentinos.

Por sua ação anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana, o orégano auxilia no tratamento de inflamação ou infecção, sobretudo para amenizar sintomas de problemas no aparato urinário.

O orégano é conhecido por muitos nomes, sendo eles orégão, manjerona silvestre ou manjerona rasteira, e tem como principais países produtores, Espanha, Grécia, França, Turquia, Chile, México e Peru (Barreiro, 2000).

Origanum Vulgare é o orégano selvagem usado para fazer óleo. O óleo do oregano é um purificador muito potente que fornece muitos benefícios para a saúde humana. Os dois componentes importantes que são responsáveis por muitos benefícios de saúde de orégano são carvacrol e timol.

O Orégano (Origanum virens), também conhecido como Oregão, é uma erva originária do Mediterrâneo. Trata-se de uma planta herbácea rasteira de caule flexível e folhas maior que o da manjerona, ovais e pecioladas, medindo de 1 a 5 cm e sua altura pode variar de 25 a 80 cm.

Para pessoas alérgicas ou intolerantes ao orégano, também não é indicado seu consumo (em forma de chá ou não), afinal, pode causar irritação na pele, vômito ou diarreia.

O tomilho é confundido com o orégano pela semelhança em aparência e pela presença de uma substância aromática comum denominada de carvacrol, mas o timol é o constituinte oleoso e aromático, presente nos ramos e nas folhas, que o diferencia das outras ervas.

O orégano peruano é uma versão do tradicional orégano cultivada sem adição de produtos químicos. Tem aroma e saber semelhante e as mesmas ações antioxidantes do orégano. Além disso, possui propriedades antissépticas e anti-inflamatória. É utilizado na culinária de todo o mundo.

Fortalece o sistema imunológico
O chá de orégano é rico em vitaminas A, C e compostos antioxidantes - por isso, auxilia diretamente no sistema de defesa do corpo, mantendo a imunidade sempre turbinada. Ao ser consumido a longo prazo, esse chá ajuda a afastar sintomas de alergia, gripes e resfriados.

Porém, o chá de orégano não faz nenhum mal para você que também possui alguma comorbidade cardíaca. Bem pelo contrário, o orégano é rico em ferro e ômega 3, ele ajuda bastante o sistema cardiovascular e reduz o colesterol alto.

Uma das funções do orégano (especialmente seu óleo) é promover a secreção de bile pelo fígado. Ele ainda melhora sintomas como indigestão, flatulência e a sensação de estômago pesado depois de uma refeição.

Arroz, feijão, batata frita, todos combinam com o sabor especial do orégano. Se quiser combinar essa deliciosa erva com outros temperos e especiarias, experimente usar ao lado de louro, pimenta, manjericão, cominho, páprica ou alecrim!

Como consumir o orégano para obter seus benefícios
Você pode consumi-lo em sua forma fresca ou seca, usando suas folhas como temperos de legumes e verduras, ou até mesmo na finalização de pratos e saladas.

Pesquisadores do interior de São Paulo descobriram que substâncias presentes no orégano podem ajudar a controlar a diabetes tipo 2.

Por ser rico em fibras, o orégano fresco e cru pode auxiliar na eliminação de toxinas pelo intestino por meio da bile, o que reduz o risco de câncer de cólon.

A folha de louro tem propriedade anti-inflamatória, ajudando a reduzir dores de cabeça e cólicas menstruais. Junto com o orégano pode se torna um ótimo aliado para hidratar o organismo e ajudar a reduzir a retenção de líquido.