Quais são os tipos de orações subordinadas adjetivas?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

As orações subordinadas adjetivas podem ser classificadas como restritivas ou explicativas, dependendo do quanto são essenciais ou complementares no enunciado.

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que dependem de uma oração principal e que têm valor de adjetivo no enunciado. Muitas vezes, essas orações podem ser substituídas por um adjetivo, já que funcionam como um.

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Oração Subordinada Adjetiva Explicativa:
É a oração que funciona como aposto explicativo. É sempre iniciada por um pronome relativo e, da mesma maneira que o aposto explicativo, é separada por vírgulas, dois pontos, parênteses ou travessões. É mais comum o uso de vírgulas.

As frases que apresentam uma relação de dependência umas das outras e estão inclusas em um determinado período são denominadas orações subordinadas. Podem ser classificadas como: Orações Subordinadas Substantivas, Adjetivas e Adverbiais.

As orações subordinadas adjetivas que constam nessas instruções são:

  • " Que vieram do viveiro" - oração adjetiva restritiva.
  • " Que são vermelhas" - oração adjetiva explicativa.
  • " Que estão no caminho" - oração adjetiva explicativa.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

As orações subordinadas adverbiais são iniciadas por conjunções ou locuções conjuntivas e acrescentam à oração principal uma circunstância, que pode ser de causa, consequência, fim, finalidade, tempo, condição, concessão, comparação, conformidade e proporcionalidade.

Os tipos de aposto são: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

- Orações Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a oração anterior. Por Exemplo: A criança devia estar doente, porque chorava muito. (O choro da criança não poderia ser a causa de sua doença.)

A única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva explicativa é: a) ( ) Lá no porto estava um navio que apitava.

Oração subordinada – é aquela que exerce uma função sintática em relação à oração principal, completando o seu sentido e sendo dependente. Para entendermos melhor, vamos observar a oração abaixo: A criança pediu que o pai a levasse ao parque. Como nós sabemos, toda oração precisa apresentar um verbo.

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. Orações subordinadas são aquelas que possuem uma relação de dependência com uma outra oração, chamada de principal.

As orações subordinadas adjetivas desenvolvidas, que são sempre iniciadas por um pronome relativo, classificam-se em explicativas (que têm a função de aposto explicativo) e restritivas (que têm a função de adjunto adnominal). As orações subordinadas adjetivas explicativas são sempre separadas por vírgulas.

Tipos de oração
Oração absoluta - é assim chamada quando há apenas uma oração, ou seja, o período é simples. Exemplo: Contemple a beleza das flores. Oração coordenada - quando o período é composto, mas as orações são independentes, não precisando das outras para fazer sentido.

As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de substantivo na frase. Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.

Oração subordinada substantiva objetiva direta
É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional.

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais.