Quais são os tipos de orações subordinadas?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Elas podem ser classificadas como orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais. Cada um desses três tipos tem suas próprias subclassificações de acordo com a relação de sentido estabelecida.

Subordinada: chama-se subordinada porque estabelece uma relação de dependência com a oração principal — uma sem a outra não faz sentido — e exerce alguma função sintática para ela. É diferente das orações coordenadas, que são independentes da oração principal.

Oração subordinada substantiva predicativa: desempenha função de predicativo do sujeito da oração principal, a qual apresenta o verbo de ligação ser. Exemplos: – Meu desejo é que você se case comigo. – Minha impressão era que ele seria campeão.

A oração subordinada adjetiva pode ser classificada em dois tipos: restritivas e explicativas. Dentro dessa divisão, elas ainda podem ser plenamente desenvolvidas dentro da frase, com pronome relativo, ou mais reduzidas, quando o pronome nem aparece.

f) Orações subordinadas adverbiais conformativas: expressam a ideia de conformidade. Elas são introduzidas pelas conjunções conforme, como, segundo, consoante. Exemplo: Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.

Em português brasileiro, há os seguintes tipos delas: causais; comparativas; condicionais; concessivas; conformativas; consecutivas; proporcionais; finais; modais; temporais.

A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

As orações coordenadas não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. As orações subordinadas dependem de outra oração para fazer sentido. Assim, as orações subordinadas precisam estar ligadas a uma oração principal, com a qual se estabelece sentido.

7 orações que todo católico deveria saber (além do Pai Nosso e Ave Maria)

  • 1) Liturgia das Horas. ...
  • 2) Credo Niceno-Constantinopolitano. ...
  • 3) Credo (Símbolo dos Apóstolos) ...
  • 4) Lembrai-vos (Virgem Maria) ...
  • 5) Terço da Divina Misericórdia.
  • 6) Ato de Contrição. ...
  • 7) Oração de São Miguel Arcanjo.

A oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Elas podem ou não ter sentido completo. Exemplos de oração: Acabamos, finalmente!

São divididas em cinco tipos: Conjunções aditivas. Conjunções adversativas. Conjunções alternativas.

Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.

5 dicas para estudar as orações subordinadas

  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Oração subordinada substantiva subjetiva
Nesse caso, então, toda a oração subordinada substantiva exerce o mesmo papel que um sujeito qualquer da oração principal, respondendo à pergunta “o que [+ verbo]?”. Exemplo: É importante que você seja sincero comigo!

A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.