Quais são os tipos de óleo vegetal?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Óleo Vegetal: Conheça os 6 principais tipos de óleos e como utiliza-los

  1. Girassol. O óleo de girassol tem vitamina E e é um ótimo antioxidante, capaz de retardar o envelhecimento precoce das células e do organismo. ...
  2. Canola. ...
  3. Coco. ...
  4. Azeite de oliva. ...
  5. Milho. ...
  6. Soja.

O que é um óleo 100% vegetal
Ricos em Vitamina E, um poderoso antioxidante, são um cosmético biodegradável por si só. E justamente por serem naturais e terem origem 100% em plantas, sementes e frutos, são multifuncionais: vão no corpo, nos cabelos, na pele do rosto, e serve de base para cosméticos diversos.

Existem muitos tipos de óleos vegetais. Os dois principais óleos vegetais processados e usados na indústria alimentícia são o óleo de soja e o óleo de palma. Em um segundo grupo encontram-se os óleos de canola, girassol e milho. Os óleos de algodão, amendoim e coco fazem parte de um terceiro grupo.

azeite de oliva

O azeite de oliva é opção mais popular para substituir o óleo. Seus benefícios são inúmeros, ajuda a controlar o colesterol ruim, auxilia na absorção de vitaminas é antioxidante, é anti-inflamatório e possui vitamina E. Além de ser fonte de gordura mono e poli-insaturadas, benéficas para a saúde.

Os óleos minerais estão entre os muitos derivados do petróleo, enquanto os óleos vegetais são extraídos de plantas oleaginosas, sobretudo de suas sementes. Isso lhes confere características distintas, que os tornam adequados para diferentes aplicações.

Óleo de canola

Óleo de canola
Com baixo teor de gorduras saturadas e um ponto de fumaça alto, o óleo de canola possui um ponto de queima que suporta melhor altas temperaturas, que pode ser considerado uma vantagem, especialmente para frituras.

Óleo de girassol

Óleo de girassol e de milho são bons”, diz o professor Grootveld, “desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas.”

"Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas."

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

A banha de porco é mais saudável que o óleo vegetal? Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal.

Óleos vegetais possuem em sua composição alta concentração de componentes graxos (triglicerídeos) e atuam principalmente como emolientes. Já os óleos essenciais possuem alta concentração de moléculas voláteis (principalmente terpenos), portanto são utilizados majoritariamente como fragrância.

Os óleos vegetais indicados para pele seca são os mais hidratantes, um dos mais famosos é o óleo de Coco, que também tem propriedades bactericidas, antivirais e antifúngicas.

ÓLEOS ESSENCIAIS
Retirado da parte aromática da planta, o óleo essencial, não é um óleo em si – diferente do óleo vegetal, que são extraídos de partes gordurosas de frutos, castanhas e sementes. Óleos essenciais são substâncias produzidas, naturalmente, pelas plantas, para sua proteção e reprodução.

Vamos dar uma olhada mais detalhada nos três principais tipos:

  • Óleo sintético. O óleo sintético é fabricado em laboratório, com formulações projetadas para resistir a longas distâncias. ...
  • Óleo mineral. O óleo mineral é derivado do petróleo e passa por um processo de refinamento. ...
  • Óleo semissintético.