Quais são os tipos de mosaico que existem?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Os mosaicos podem ser classificados de acordo com o formato da tessela. As classificações possíveis são: mosaico regular, mosaico semirregular, mosaico demirregular, mosaico não regular, mosaico com quadriláteros, mosaico com pentágonos e mosaico aperiódico de Penrose.

Conhecida também como arte musiva, o mosaico consiste na colocação de tesselas sobre qualquer superfície. Trata-se de pequenos fragmentos quadriculares ou cúbicos do material escolhido para a execução do trabalho. Veja os materiais usados na criação de mosaicos: Pedras.

O Mosaico Geométrico é um incrível material pedagógico no formato de brinquedo educativo que desenvolve habilidades de composição e decomposição de figuras com (ou mesmo sem) motivos de repetição, ladrilhamento.

O mosaico é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Vem com 32 peças coloridas de tamanhos e formatos diferentes, acondicionadas em uma base medindo de 23x23x1,8cm, tudo em madeira.

Características do mosaico
A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície.

Estandarte de Ur

O “Estandarte de Ur” (produzido cerca de 3500 a.C.) é considerado o mosaico mais antigo encontrado até hoje, pertencente à região que viviam os antigos mesopotâmicos (sumérios). É uma placa de madeira com figuras incrustadas, foi descoberto nas escavações do cemitério real de Ur, antiga cidade no Sul do atual Iraque.

Os primeiros mosaicos conhecidos foram encontrados em um templo da Mesopotâmia que remonta ao terceiro milênio AC. Feitas de marfim, conchas e pedras, essas peças decorativas e abstratas estabeleceram a base para os mosaicos feitos milhares de anos depois na Grécia Antiga e no Império Romano.

No Brasil, a técnica do mosaico obtém notoriedade a partir da chegada ao Rio de Janeiro, em 1843, da princesa napolitana Teresa Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II.

Até hoje o mosaico é utilizado nas artes e pode ser formado por diversos tipos de materiais (tesselas) em formatos distintos: pedaços de vidro, plástico, papel, cerâmica, porcelana, pedras preciosas, mármore, granito, marfim, grãos, miçangas, conchas, azulejos, ladrilhos, dentre outros.

O registro mais antigo data de 3.500 a.C., na cidade de Ur, na região da Mesopotâmia. O “Estandarte de Ur”. Estandarte de Ur”, considerado por muitos historiadores como o mosaico mais antigo que se tem conhecimento. Foi encontrado na Suméria (antiga Mesopotâmia) atual Iraque.

O mosaico, chamado de “Arte Musiva”, é uma arte visual que reflete, por meio da linguagem não verbal, a história sociocultural de um povo. A Arte Bizantina absorveu características da cultura de Roma, Grécia e do Oriente.

O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede.

Principal expressão da arte bizantina, os mosaicos eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras coloridas, colocadas sobre cimento fresco em uma parede, compondo um desenho. Eles eram usados para decorar paredes e abóbodas, além de servir de orientação e guia espiritual para os cristãos.

Em resumo, os ladrilhos são peças maiores de cerâmica ou pedra que são usadas para revestir superfícies, enquanto os mosaicos são pequenas peças de cerâmica, vidro ou outros materiais que são montadas para criar imagens ou padrões.

Burle Marx

Burle Marx talvez seja o mais conhecido mosaicista brasileiro. É dele a criação do logotipo internacional do calçadão de Copacabana.

1. Desenho ou decoração com peças planas de pedra, cerâmica, vidro, etc. 2. Pavimento de ladrilhos variegados.

O mosaico pode ser feito em diversas superfícies, como madeira, placa cimentícea, vidro, ferro, entre outros. Começaremos nossos passo a passo com o mosaico feito em madeira, que é o mais comum e o mais procurado. A técnica do mosaico é a mesma, independente de onde será feito o trabalho.