Quais são os tipos de morte natural?

Perguntado por: imendes3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Algumas causas podem determinar uma morte natural, como:

  • Mal súbito;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Ataque cardíaco;
  • Complicações por infecções, como gripe, covid-19, por exemplo;
  • Morte sem causa explicável ou aparente;

As mortes por causas naturais são resultado de doença ou mau funcionamento interno do corpo e nesta classificação estão incluídos óbitos por covid-19 e demais doenças respiratórias. O registro da morte é feito por meio de um documento que dá origem à certidão de óbito feita em cartórios liberação dos sepultamentos.

Morte natural – é aquela que resulta de uma doença, patologia. Acontece naturalmente, afinal a morte é um processo natural. Morte violenta – é a que resulta de ato praticado por outra pessoa (homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada.

Desta forma, o IML atua somente em ocorrências que envolvam óbitos por causa externa (ou não-natural). É aquele que decorre de lesão provocada por violência (homicídio, suicídio, acidente ou morte suspeita), qualquer que tenha sido o tempo entre o evento lesivo e a morte propriamente.

Sincopal. É a mais frequente das causas, resultando, em geral, de uma perturbação cardiovascular central e/ou periférica, bem como de perturbações encefálicas e/ou metabólicas, como: Perturbações vasculares periféricas: Acidente isquêmico transitório. Síndrome do arco aórtico (doença sem pulsação).

Doença cardíaca, diabetes, AVC, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica foram coletivamente responsáveis por quase 100 milhões de anos de vida saudáveis adicionais perdidos em 2019 em comparação com 2000.

Alguns indicativos de morte óbvia são claros ou evidentes o suficiente para que não restem dúvidas sobre a situação, como livor mortis e presença de manchas hipostáticas, decapitação, esmagamento de crânio com perda de massa encefálica e ausência de pulso central, carbonização, segmentação do tronco e decomposição.

É considerada morte de causas naturais aquela que é resultante de uma doença ou um mau funcionamento interno do corpo, não causado diretamente por forças externas, geralmente devido à idade avançada.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Classificações da morte
Morte intermédia: é a que precede a absoluta e sucede à relativa. Experiências de Quase Morte são relatadas aqui; Morte absoluta: estado que se caracteriza pelo desaparecimento definitivo de toda atividade biológica do organismo e com a presença de fenômenos cadavéricos.

Apesar de parecidas, a catalepsia e a esquizofrenia catatônica são condições diferentes, mas ambas podem ser chamadas de “falsa morte” ou “morte aparente”.

Catalepsia patológica é um distúrbio bastante incomum, do qual o indivíduo encontra-se em um estado onde os músculos do corpo tornam-se rígidos como uma estátua, dando a impressão de que se trata de um óbito.

Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.

após a análise, os órgãos são reposicionados e o corpo é fechado. Os pedaços menores são incinerados e o resto do corpo costurado. Para o enterro, roupas e cabelos escondem as marcas do exame; o tempo necessário para a liberação do corpo pode durar de quatro a oito horas.

Um médico-legista abre e analisa os órgãos de três cavidades do corpo: crânio, tórax e abdome, para descobrir as circunstâncias e as causas da morte.

A síncope vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.

Trata-se da sensação de perda de dos sentidos e da força muscular, mas sem a perda da consciência e com integral conservação das funções respiratória e cardíaca.

É perda súbita de consciência associada à incapacidade de manutenção do tônus postural.

Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las

  • 1 – Doenças Cardiovasculares. ...
  • 2 – Câncer. ...
  • 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias. ...
  • 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas. ...
  • 5Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.

As principais causas de mortes de indivíduos com idade entre 10 a 24 anos são as agressões, os suicídios e os acidentes de transporte (causas externas), doença mental, uso de álcool, desfechos relacionados à saúde materna e contraceptiva, e doenças infeciosas 1. Geneva: WHO; 2021 [cited 2021 Jan 28].