Quais são os tipos de modo verbal?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.

O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.

O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.

O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

Os tempos verbais do Modo Indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. Além disso, eles são formados por 6 tempos simples e 4 compostos.

A função MODO avalia a tendência central, que é a localização central de um grupo de números em uma distribuição estatística. As três medidas mais comuns de tendência central são: Média é a média aritmética e é calculada pela adição de um grupo de números e depois pela divisão da contagem desses números.

Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO.

Diante desses exemplos, podemos dizer que existem três modos verbais na Língua Portuguesa: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.

Os verbos no infinitivo terminam em -ar, -er, -ir. O infinitivo não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. É uma das formas nominais do verbo, podendo desempenhar a função de um verbo ou a função de um nome.

Note que, no caso do modo indicativo, espera-se que a ação verbal tenha acontecido ou que aconteça de fato. No caso do modo subjuntivo, os acontecimentos são considerados menos certos de ocorrer. No modo imperativo, há um pedido ou uma ordem, que pode ser tanto algo positivo quanto negativo.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais simples: Presente do subjuntivo; Pretérito imperfeito do subjuntivo; Futuro do subjuntivo.

Imperativo afirmativo e Imperativo negativo

Imperativo afirmativoImperativo negativo
Ordem, comando:Faz como eu falei.Não abras a porta!
Exortação, um conselho:Peça!Não te atrases.
Convite, uma solicitação:Vem! Revela a tua astúcia.Não venhas hoje.
Súplica:Deixa-me ir.Não me deixes sozinho.

O modo imperativo é composto por dois tempos verbais: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo. Os verbos no imperativo nunca são conjugados na 1. ª pessoa do singular (eu).
...
Exemplos de uso do imperativo afirmativo:

  1. Entra em casa! (tu)
  2. Entre em casa! (você)
  3. Abre a porta! (tu)
  4. Abra a porta! (você)

Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.

O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. O modo indicativo tem seis tempos verbais entre presente, passado e futuro.

No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.

Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.