Quais são os tipos de métricas de um soneto?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A métrica é medida do verso a qual corresponde ao número de sílabas poéticas. No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em: Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10.

Soneto inglês ou shakespeariano. Soneto monostrófico. Soneto estrambótico.

Para metrificar um verso, é preciso escandi-lo, ou seja, contar suas sílabas. A contagem silábica no poema é diferente da gramatical. O processo de escansão consiste em contar as sílabas dos versos até a última sílaba tônica e desconsiderar as que sobrarem, além de, em geral, agrupar as vogais em uma única sílaba.

São aqueles que possuem uma medida única, mais facilmente encontrados na literatura clássica. Um exemplo é a epopeia Os Lusíadas, de Camões, com seus versos decassílabos. São poemas que possuem versos com métricas diferentes, mas sem abrir mão da musicalidade.

É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas.

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).

A métrica é o componente poético que constitui as normas da versificação clássica, fixando as regras que regem as produções em verso. Tanto a medida quanto o ritmo dos versos são criados a partir de um sistema de versificação ou de metrificação.

Métrica 1.
Tráfego é a métrica mais importante porque possibilita tudo que vem depois: engajamento e conversão. Mas o tráfego por si só não é um indicador claro de performance do seu conteúdo. A real métrica em que você deveria estar prestando atenção é aumentar o tráfego com o tempo.

São linhas de um poema
Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas. A frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá tenho a mulher que eu quero" é outro verso.

Para criar uma métrica, você deve definir sua fórmula, que consiste em:

  1. Função: o cálculo aplicado aos dados de negócios, como Soma ou Contagem. A métrica pode conter várias funções.
  2. Expressão: os dados de negócios da fonte de dados. A expressão pode conter fatos de negócios, atributos ou outras métricas.

É caracterizado pela presença de quatorze versos que, normalmente, possuem dez sílabas poéticas, ou seja, versos decassílabos ou alexandrinos. Esses versos são organizados em duas quadras e dois tercetos. Estrofe de quatro versos que se apresenta geralmente com rimas alternadas (abab) ou opostas (abba).

Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos. A rima é estruturada por um esquema abba abba cdc (cde) dcd (cde). O ritmo e a sonoridade ficam por conta da tonicidade demarcada nas sílabas.

Informações sobre o gênero: Soneto é um poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som".