Quais são os tipos de metonímia?
Tipos de metonímia
- O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ...
- A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ...
- O autor pela obra. ...
- O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ...
- A marca pelo produto. ...
- O singular pelo plural. ...
- O continente pelo conteúdo. ...
- A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)
Como classificar metonímia?
A metonímia possui duas variações: antonomásia, que toca uma expressão ou palavra por outro nome que tenha algum tipo de relação entre si. E a metalepse, que substitui o termo antecedente pelo consequente.
Qual é a função da metonímia?
A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.
Como diferenciar metáfora é metonímia?
Como, então, diferenciá-las? Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.
O que é a sinédoque?
A sinédoque é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição de um termo por outro, ocorrendo uma redução ou ampliação do sentido desse termo. Isso acontece porque a relação que o termo substituído e o termo substituto estabelecem é desigual. Maioritariamente, é estabelecida uma relação entre a parte e o todo.
Qual a diferença entre sinédoque é metonímia?
Alguns defendem a Sinédoque como uma relação quantitativa entre o significado usual da palavra e seu conteúdo criado na mente, ocasionando na redução ou ampliação. Já na metonímia, dizem que acontece uma relação qualitativa entre os termos, havendo assim, contiguidade entre eles.
Quais as características da metonímia?
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido.
O que é comparação e 3 exemplos?
O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.
Quais são os tipos de comparação?
metáfora. metonímia. catacrese. perífrase (ou antonomásia)
O que é comparação metonímia?
Comparação: relação de comparação entre dois ou mais termos, separados por conjunção. Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos. Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente.
O que é hipérbole é um exemplo?
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
O que é retórico metonímico?
Resumidamente, a metonímia ocorre quando há o uso de um termo em lugar de outro. Com o objetivo de construir um efeito retórico de aproximação entre cada um dos elementos.
O que é hipérbole ou pleonasmo?
Pleonasmo é uma figura de estilo que consiste em usar uma expressão redundante para reforçar uma ideia. Por ser um recurso construído com base na estrutura da frase, geralmente é classificado como figura de sintaxe ou construção.
Como identificar Litote?
O litote é uma figura de pensamento que tem como principal característica afirmar algo por meio da negação de seu contrário. Apesar do litote e do eufemismo serem utilizados para suavizar um enunciado, o litote é usado exclusivamente com a construção da negação de seu contrário.
O que é hipérbole pleonasmo?
É a redundância de significado. Subir para cima, descer para baixo, entrar para dentro, por exemplo, são formas de pleonasmo vicioso. Subir já significa movimento para cima; dispensa, portanto, a explicação "para cima". A hipérbole é outra figura que pode enfeitar uma obra literária.
Quais são as 4 figuras de linguagem?
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).