Quais são os tipos de medo?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O medo é uma emoção comum e que é sentida por todas as pessoas, em diferentes momentos da vida. A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

O maior medo de todas as pessoas é o medo da morte. Para as pessoas com filhos, ele é transferido para a morte ou doença dos filhos (atinge 77% dos entrevistados). O segundo maior medo é de sofrer violência (física ou emocional), com 66% das menções.

Do ponto de vista da Psicologia, o Medo é um estado afetivo e emocional, necessário para a adaptação do organismo ao meio. Com relação ao aspecto social e cultural, o Medo faz parte da construção do carácter de uma pessoa ou de uma organização social.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.

Qualquer sensação de ameaça pode gerar o medo, seja ela física, psicológica ou moral. Algumas vezes, as pessoas dão outros nomes para essa sensação, como: apreensão, preocupação, ansiedade ou angústia. No entanto, todas essas outras emoções são motivadas pelo medo do que possa acontecer.

O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.

Segundo Napoleon Hill, existem seis medos básicos que aflitem os seres humanos: medo da morte, medo da pobreza, medo da velhice, medo da perda, medo da doença e medo da crítica.

Saiba como são algumas das fobias mais raras e incomuns

  • Crematofobia. É difícil entender que, no mundo de hoje, haja pessoas com medo de dinheiro. ...
  • Catisofobia. ...
  • Hexacosioi-hexeconta-hexafobia. ...
  • Anemofobia. ...
  • Clinofobia. ...
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ...
  • Ablutofobia.

Em conjunto podemos ver que os jovens apresentam como principais medos a solidão e a violência. O desemprego apareceu como o menor medo sugerindo que a entrada no mundo adulto pode estar significando ficar sozinho frente a um mundo violento que assusta mais que não ter emprego.

Quando temos medo, nós liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga e vai causar muitas alterações no nosso corpo”, afirma Pedro.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

A terapia de exposição consiste em expor o paciente de maneira gradativa ao objeto causador do pânico. Ela é feita através de exercícios de visualização. Sendo assim, a conclusão que podemos chegar é óbvia: para vivermos bem, precisamos enfrentar o que nos causa medo.

Os nossos medos podem ser vencidos ao confiarmos em Deus, a Bíblia nos ensina a confiar n'Ele, pois Ele é fiel, sua fidelidade não dura por um dia, nem uma noite, mas para sempre. Ao sentir medo, lembre do que o Senhor já fez por você e por sua família, converse com Ele e busque paz nas Sagradas Escrituras.

Atualmente, os curdos declaram ser os atuais descendentes dos medos.