Quais são os tipos de materiais que podem ser reciclados?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4 / 5 10 votos

Papel, plástico, metal e vidro. É importante lembrar que todos esses itens não devem conter nenhum tipo de resíduo orgânico para garantir a qualidade do produto. Quanto maior a qualidade, maior o valor comercial.

Plásticos não recicláveis: embalagens metalizadas, plásticos do tipo celofane, plásticos termofixos (utilizados na indústria de eletrônicos) e acrílicos. Metais não recicláveis: esponja de aço, grampos de papel e latas de embalagem de produtos químicos (tintas, medicamentos, agrotóxicos).

Papéis ou embalagens metalizadas.

  • Embalagens plásticas de produtos alimentícios, beleza e limpeza.
  • Utensílios plásticos de canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha.
  • Tubos e cabos de PVC.
  • Sacos e sacolas plásticas.
  • Brinquedos de plástico e CDS.
  • Copos e vasilhas plásticas.

Materiais recicláveis são aqueles que após sofrerem uma transformação física ou química podem ser reutilizados no mercado, seja sob a forma original ou como matéria-prima de outros materiais para finalidades diversas.

Um dos melhores materiais quando se trata de reciclagem é o alumínio. Ele pode ser reciclado infinitamente, já que não perde a sua composição ao longo do processo de reciclagem. Além disso, ele é um dos materiais mais valiosos para o processo.

Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

Tipos e características dos plásticos recicláveis

  1. 1 – PET (Tereftalato de Polietileno) ...
  2. 2 – PEAD (Polietileno de Alta Densidade) ...
  3. 3 – PVC (Policloreto de Vinila) ...
  4. 4 – PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ...
  5. 5 – PP (Polipropileno) ...
  6. 6 – PS (Poliestireno)

Os materiais reutilizáveis: São aqueles que não são descartados logo de cara. Claro, eles podem ser recicláveis também, mas reutilizar significa manter o uso do produto de maneira consciente, de modo a evitar o acúmulo de lixo.

“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.

  • MATERIAIS RECICLÁVEIS: Os materiais mais comuns encontrado no lixo urbano e que podem ser reciclados são: ...
  • ALUMÍNIO: ...
  • METAIS FERROSOS: ...
  • PAPEL E PAPELÃO: ...
  • VIDRO: ...
  • MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS: ...
  • DICAS DE COMO SEPARAR O LIXO PARA A COLETA.

De maneira geral, papel, plástico, metal e vidro são os materiais que podem ser reciclados, desde que não contenham nenhum tipo de resíduo orgânico, para garantir a qualidade do produto. Entretanto, não são todas as variações dos materiais listados anteriormente que podem ser reciclados, existem algumas exceções.

Mesmo reciclado, o papel só pode ser reaproveitado cerca de sete vezes. A reciclagem evita o plantio e o corte excessivo de árvores para produção.

Por se tratar de um plástico, o isopor deve ser descartado no lixo reciclável. Se você mora ou trabalha em prédio, utilize as lixeiras de coleta seletiva do condomínio, nunca descarte no lixo comum. Outra opção é buscar por um PEV (Ponto de Coleta Voluntária) mais próximo da sua região ou da região do seu trabalho.

O aço é uma liga metálica que pode ser obtida a partir da combinação de liga de ferro gusa e carbono, ou por meio de resíduos reciclados, que o torna um material extremamente versátil e durável, o que explica porque é o material mais reciclado do mundo.

Latinhas de alumínio
Todo esse sucesso acontece principalmente porque o alumínio pode ser reciclado infinitamente e mantém quase a mesma qualidade do material primário. Além disso, sua coleta e compactação são muito fáceis e a quantidade de latinhas é abundante em todo o território nacional, sem interrupções sazonais.

Recicláveis: Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens. Não recicláveis: Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos.

Uma dessas ações é separar o lixo em lixeiras apropriadas, como as de materiais orgânicos, plásticos, papeis, vidros, eletrônicos e o restante do lixo.

Basta se cadastrar gratuitamente nos programas, coletar os resíduos e enviá-los pelos Correios. Você ainda pode escolher uma instituição sem fins lucrativos ou escolas públicas para receberem os valores arrecadados com a reciclagem desses materiais. Para conhecer mais sobre a ação, é só acessar o site da companhia.

As caixas de pizza, embalagens de lanche e outros papéis engordurados, não podem ser reciclados. O mesmo vale para outros tipos de papel, tais como: carbono, celofane, parafinado, metalizado, laminado, vegetal, toalha e papel higiênico.

OS 7 TIPOS DE PLÁSTICOS

  1. 1 – PET. Os plásticos que pertencem ao grupo número um são feitos de Tereftalato de Polietileno ou PET.
  2. 2 - PEAD. ...
  3. 3 - PVC. ...
  4. 4 - PEBD. ...
  5. 5 - PP. ...
  6. 6 - PS. ...
  7. 7 - OUTRO PLÁSTICO.

– Que tipo de vidro pode ser reciclado? Vidros comuns (vidro de porta e janela), potes de armazenamento de alimentos e garrafas de bebidas estão dentre os tipos de vidro que podem ser reciclados. A lista conta ainda com vidros de pratos, copos e tigelas, etc.