Quais são os tipos de mangue?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:

  • Rhizophora mangle (mangue vermelho),
  • Laguncularia racemosa (mangue branco),
  • Avicennia sp (mangue preto, canoé),
  • Conocarpus erectus (mangue de botão).

Conheça mais sobre esse importante bioma que abriga diversas espécies animais, o manguezal. Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho.

Rhizophora mangle L

Rhizophora mangle L. Características morfológicas: Árvore de 5-20 m de comprimento, com raízes aéreas e de ancoragem de 2-4,5 m de altura.

Nesse bioma litorâneo ocorrem diversas espécies de caranguejos e moluscos, além de aves aquáticas, como garças e várias espécies de pássaros. A alta disponibilidade de nutrientes minerais e matéria orgânica faz do mangue uma fonte de alimento para muitas espécies marinhas.

Os Solos Indiscriminados de Mangues (SM) são solos halomórficos muito pouco desenvolvidos, lamacentos, escuros e com alto teor de sais provenientes da água do mar, formados em ambientes de mangues a partir de sedimentos flúvio-marinhas recentes misturados com detritos orgânicos, de natureza e granulometria variada, ...

Os manguezais são essenciais para a manutenção da vida marinha e terrestre, além de abrigar uma avifauna que utiliza o manguezal como área de alimentação, reprodução, desenvolvimento e refúgio.

Os mangues do rio São Francisco estão na área de Mata Atlântica, nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, e são considerados importantes sítios de desova de algumas espécies de tartaruga-marinha.

Origem do termo
O mangue é uma referência ao manguezal, um ecossistema muito comum no Nordeste (Pernambuco incluso) e que é marcado pelo encontro das águas de rios com a água do mar. Os mangues possuem águas salobras e um solo úmido e lodoso, que é habitat de uma variedade enorme de seres vivos, como os caranguejos.

Consistem, basicamente, em regiões de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. Em um manguezal são encontradas árvores e outras espécies de caráter arbustivo com a capacidade de resistir ao fluxo marítimo e, também, ao sal encontrado na água do mar.

O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.

As Áreas de Proteção Ambiental – APA, categoria onde os mangues preponderantemente ocorrem, têm mais de 578 mil ha de mangues, enquanto que as Reservas Extrativistas possuem 226 mil ha.

Mangue-branco, tinteira (Laguncularia racemosa) – É a formação vegetal mais distante do curso d´água. As raízes do mangue-branco são semelhantes às do mangue-preto, porém com pneumatóforos (tipo de raiz exposta e adaptada para troca de oxigênio) menos desenvolvidas e em menor número.

Os Sunderbans estão espalhados por cerca de 26.000 km2, abrangendo dois países, India e Bangladesh, e reconhecido mundialmente como o maior complexo deltáico do mundo, e abriga vasta área de manguezal. A vegeteção de mangue é composta de 84 espécies diferentes. No Brasil são apenas 7 espécies distribuídas em 4 gêneros.

O Mangue-vermelho (Rhizophora mangle), também conhecido como sapateiro, é uma espécie típica de manguezal. O nome da árvore é assim dado pois, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada típica da espécie. Palavra-chaves: mangue-vermelho, manguezal.

Quanto à fauna, destacam-se as várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos. Nos troncos submersos, vários animais filtradores, tais como as ostras, alimentam-se de partículas suspensas na água.

(Rhizophora mangle)
Origem: Brasil. Ocorrência Natural: Apesar de ser uma espécie nativa do Brasil, também é amplamente encontrada em outras partes do mundo, como a África.

Por serem reservatórios de água, elas amenizam secas e o aumento das temperaturas. Mangues e corais são barreiras naturais contra ressacas. Pântanos e charcos são como esponjas, que absorvem as águas de chuvas e controlam enchentes. O Brasil possui a maior área alagável continental do mundo, o Pantanal.

O manguezal é uma área muito importante porque é uma área que além de servir de abrigo para vários animais, também serve como alimento para várias espécies. E as restingas, que também entraram na dança, são protetoras de dunas, e de determinadas espécies da fauna e da flora também.

Na costa brasileira as maiores extensões de manguezais são encontradas entre a desembocadura do rio Oiapoque e o Golfão Maranhense, originando uma barreira entre o mar, os campos alagados e a terra firme.

Em Pernambuco, atingiu pelo menos sete rios. Também chegou a áreas de mangue em estuários de Sergipe e da Bahia. Manguezais são ecossistemas costeiros, de transição entre a terra e o mar, que ficam em regiões tropicais e subtropicais do planeta.