Quais são os tipos de mamulengo?

Perguntado por: gagostinho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quanto a classificação dos tipos de mamulengos, podemos no geral dividí-los em dois grandes grupos: mamulengos de luva e mamulengos de vareta, sendo os primeiros predominantes.

II – O que é Teatro de Mamulengos
O teatro de bonecos é um gênero teatral que se diferencia do teatro de atores, por utilizar bonecos que encarnam personagens que ganham vida através da performance e voz do artista, o qual muitas vezes se mantém oculto ao público durante a ação dramática.

Camelô, mágico, ventríloquo, mamulengueiro, brincante de Reisado, Bumba meu Boi, Guerreiro e Folia, formado nas feiras, festas e festivais do mundo. É contador de histórias de amor e de guerra das terras de São Saruê, onde vive tudo que se imagina e a máscara mais revela que oculta.

Os tipos mais importantes são assim classificados em:

  • Fantoches. São bonecos que possuem corpo de tecido, vazio, que o manipulador veste na mão. ...
  • Marionetes. Ao contrário dos anteriores, estes bonecos são controlados por cima. ...
  • Bonecos de vara. ...
  • Teatro de sombras. ...
  • Dedoches. ...
  • Mamulengos.
  • FANTOCHE. É um dos mais conhecidos do mundo. ...
  • MAMULENGO. Originário do Nordeste, esse boneco tem cabeça e braços esculpidos em uma madeira chamada mulungu. ...
  • VARA. Originário da Ilha de Java, na Indonésia, pode ter uma ou mais varas. ...
  • MARIONETE. ...
  • BALCÃO. ...
  • SOMBRA.

Mamulengo é um tipo de fantoche, típico do nordeste brasileiro, especialmente do Estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela surgiu de mão molenga, mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao boneco.

Derivado da expressão “mão molenga”, o mamulengo une as técnicas de manipulação de bonecos de luva e de vara. Os personagens representam parte do universo do campo e do interior, das pequenas cidades e vilas.

Significado de mamulengueiro
[Teatro] Aquele que trabalha com fantoches. Etimologia (origem da palavra mamulengueiro). Mamulengo + eiro.

1920

O boneco original - feito na década de 1920 e que simboliza a sabedoria popular - está guardado a sete chaves, mas uma réplica pode ser vista. Pelo caráter lúdico e pelo colorido das peças, uma das salas que fazem mais sucesso é a dedicada aos diabos.

O Mamulengo trabalha sobre as características do seu povo, seus costumes, problemas sociais, modos de viver e idiossincrasias.

É eminentemente de rua, mas, pela sua versatilidade, pode ser apresentado em teatros e outras casas de espetáculos. Ele é acompanhado de música ao vivo (sanfona, triângulo, zabumba, pandeiro, ganzá, etc.) e versa sobre assuntos relacionados ao comportamento do povo.

Os personagens do mamulengo chamam-se geralmente Benedito, Cabo 70, Professor Tiridá, João Rodondo e são, na sua maioria negros, figurando quase sempre um vilão de cor branca. Pernambuco é o único estado onde se pode acompanhar com mais precisão a história do desenvolvimento do mamulengo no Brasil.

Pretendemos aqui elencar alguns aspectos que caracterizam essa poética, estabelecendo o Mamulengo como gênero cômico popular, apontando elementos que conduzem essa classificação.

Os fantoches são considerados marionetes que podem ser manuseadas pelas mãos, já o mamulengo é um tipo de fantoche que possui as "mãos molengas". A marionete é um boneco manipulável, contudo, este manuseio se dá por meio de cordas e podem ser vistas pelos espectadores.

Boneco Balança Cabeça - Shaking Head - Unidade | Shopee Brasil.