Quais são os tipos de logística reversa?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso. A logística reversa pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, e se destaque no mercado.

Como o próprio nome já sugere, consiste em fazer produtos e sobras percorrerem o caminho inverso, agora indo do consumidor aos produtores. De maneira mais clara, é, por exemplo, a reciclagem de garrafas PET, a recolha de sucatas e outros materiais reaproveitáveis.

Os principais tipos de logística reversa aqui no Brasil são a de pós-venda e a de pós-consumo, já abordadas neste post. Porém, outro tipo de logística reversa muito importante é a do reuso. Ela considera a venda de resíduos produzidos pelas empresas depois que os processos foram concluídos.

Redução de custos; i>Diferencial na imagem corporativa da empresa; Geração de empregos e novas oportunidades de negócios.

Dentre os principais benefícios da logística reversa, destacam-se a melhoria na gestão dos resíduos, a transferência da responsabilidade para o setor privado, a redução dos custos com a matéria-prima– ao estimular o retorno das mercadorias às fábricas–, o aumento da eficiência no uso dos recursos naturais pela ...

São eles:

  • Logística de produção.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.
  • Logística de distribuição.

As atividades primárias da logística são o transporte, gestão do estoque e o processamento de pedidos. Já as atividades secundárias incluem a armazenagem, o manuseio dos materiais, embalagem, aquisição de suprimentos, e a programação de produtos e sistema de informação.

Os 4 tipos de cadeia de suprimentos

  • Totalmente flexível: o foco é a entrega rápida para o cliente final. ...
  • Ágil: o objetivo é responder rapidamente a demandas pouco previsíveis. ...
  • Enxuta: foco em economia de escala e baixo custo. ...
  • Reabastecimento contínuo: visa desenvolver a fidelidade dos clientes.
  • Logística Reversa Pós-Consumo. A logística reversa pós-consumo trata-se da devolução do produto já consumido ou vencido ao fabricante. ...
  • Logística Reversa Pós-Venda. ...
  • Logística Reversa Reuso. ...
  • Logística Reversa HP. ...
  • Logística Reversa Natura. ...
  • Logística Reversa Bridgestone. ...
  • Benefícios da aplicação da Logística Reversa.

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...

A quem se aplica? A logística reversa pode ser aplicada a todo tipo de resíduo, porém seu alvo principal são os produtos que, após consumidos, se descartados de maneira errada, podem causar riscos de intoxicação tanto da natureza, quanto da sociedade.

A Logística Reversa é o conjunto de ações que envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo.

Como a logística reversa funciona
Geralmente, o consumidor retorna os produtos ou resíduos para as empresas sem custo algum (é comum que as empresas cubram os custos de coleta ou envio) ou leva os materiais até algum ponto intermediário mais próximo. A partir daí, são as empresas que dão continuidade ao processo.

Reduzir, reutilizar e reciclar: Conhecendo os 3 R's
Continue a leitura e entenda quais são são os 3 rs da sustentabilidade!

Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais; a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.