Quais são os tipos de locutor?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Que tipo de locutor você é?

  • O narrador. Ele é capaz de interpretar cada palavra, de modo que é impossível não se emocionar. ...
  • O locutor esportivo. Esse tipo de locutor está entre os mais conhecidos. ...
  • O apresentador. ...
  • O vendedor. ...
  • O conselheiro. ...
  • O publicitário. ...
  • O entrevistador.

radialista - Dicionário Online Priberam de Português.

Para trabalhar como radialista, é preciso concluir a formação superior no curso de Comunicação Social com habilitação em Radialismo. A nomenclatura do curso em algumas faculdades pode variar para “Rádio e TV” ou “Rádio, TV e Internet”.

O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem. Receptor (ou interlocutor) – É a pessoa a quem a mensagem é remetida. A mensagem – Constitui a essência do que se propõe a dizer, ou seja, o conteúdo contido na informação.

Locutor é referente a qualquer falante, pessoa que emite ou apresenta comunicação, sem que esta seja diretamente destinada para uma pessoa exclusiva. Interlocutor, por outro lado, consiste no indivíduo que fala com outro, havendo, assim, uma relação de reciprocidade na comunicação estabelecida entre ambos.

R$ 1.770,00

No cargo de Locutor se inicia ganhando R$ 1.247,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.994,00. A média salarial para Locutor no Brasil é de R$ 1.770,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.

Um curso completo, com carga horária de 303 horas, no qual será oportunizada a você a construção e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento de locuções comerciais, apresentações e atuações jornalísticas em rádio e televisão.

Apresentar programas de rádio e televisão, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam fatos, lêem textos no ar, redigem a notícia, narram eventos esportivos e culturais, tecem comentários sobre os mesmos e fazem a locução de anúncios publicitários; anunciam programação; preparam conteúdo para ...

Enquanto o locutor é o profissional que chama a próxima música e avisa quando vão começar as propagandas, o narrador é o responsável por apresentar, detalhadamente, os relatos enviados pelos ouvintes.

profissional que, na rádio ou televisão, apresenta programas, faz entrevistas, lê textos noticiosos, etc.

O locutor atua na área de comunicação, na qual utiliza a sua voz para interpretar e anunciar textos e falas em diferentes veículos de mídia, como o rádio e a TV. É possível atuar até mesmo na internet, fazendo narrações de vídeos para as redes sociais.

A contratação de um locutor profissional é a garantia do sucesso do seu negócio, pois você contará com vozes que são treinadas e preparadas para isto. Você sabia, que um áudio com uma mensagem de voz, ele pode ou não ser ouvido até o fim, por conta da voz utilizada na narração?

6 dicas para melhorar sua locução

  1. Aqueça sua voz. Aquecer bem a voz antes de iniciar a gravação é uma das dicas mais simples e essenciais que podemos dar sobre como melhorar a locução. ...
  2. Faça exercícios de respiração. ...
  3. Leia o roteiro. ...
  4. Estude técnicas de oratória. ...
  5. Atente para os equipamentos. ...
  6. Mantenha uma boa saúde vocal.

Treinando a voz de locutor

  1. Comece repetindo: “Mm-mmm. Mmm-hmm”.
  2. Agora, repita: “Nei, nei, nei” dez vezes.
  3. Faça sons de sirene usando vogais e subindo e descendo as oitavas dentro de seu alcance de voz.
  4. Os locutores usam as cordas vocais de forma rápida e com a tensão controlada.

No primeiro caso, o locutor é a pessoa que emite e transmite a mensagem; já o interlocutor, age como intermediário, participando da interação na emissão da mensagem. No último caso, o locutário, é a pessoa que recebe a mensagem do locutor.

Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.