Quais são os tipos de linguagens da arte?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

A Arte abrange ao menos quatro linguagens bem definidas: artes visuais, mú- sica, teatro e dança. Há ainda outras linguagens, como o cinema e a performance, que adentram o currículo de Arte, mas são as quatro anteriores que o estruturam.

Quais são as linguagens da arte?

  • Arquitetura;
  • Escultura;
  • Pintura;
  • Música;
  • Poesia;
  • Dança;
  • Cinema.

Linguagens artísticas
Artes cênicas: são as expressões que envolvem o movimento do corpo e incluem dança e teatro; Literatura: abrange os romances, poemas e outras formas de histórias produzidas em texto; Música: canto e música instrumental.

São elas:

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. É um sistema de signos e símbolos usados para transmitir pensamentos, ideias, opiniões, informações, sentimentos, desejos,…

As artes referem-se à teoria e expressão física da criatividade encontrada nas sociedades e culturas humanas. Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são: Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia. Literárias: drama, poesia e prosa.

Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia

A linguagem visual é um fenômeno de cultura que se estrutura como imagem e se constitui como prática significante, isto é, prática de produção de sentido. A distinção que fazemos entre as diferentes linguagens não tem a intenção de excluir um ou outro modo de pensamento e comunicação.

Dessa maneira, é importante que, nas quatro linguagens da Arte – integradas pelas seis dimensões do conhecimento artístico –, as experiências e vivências artísticas estejam centradas nos interesses das crianças e nas culturas infantis.

Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.

Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica.

A área de Arte, assim constituída, refere-se às linguagens artísticas, como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Linguagem formal: produzida em situações que exigem o uso da linguagem padrão (conhecida também como norma culta). Muito utilizada em reuniões e apresentações de trabalho, por exemplo. Linguagem informal: usada quando existe intimidade entre os falantes, recorrendo a expressões coloquiais.

Linguagem formal e informal
As duas variantes linguísticas da língua podem ser classificadas em linguagem formal, chamada de linguagem culta, e a linguagem informal, também denominada por linguagem coloquial.