Quais são os tipos de leitura na educação infantil?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa

  1. Fábula. Costumam ser histórias curtas. ...
  2. Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ...
  3. Crônica. ...
  4. Lendas e mitos. ...
  5. Romance.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.
  • Tipos de leitura em sala de aula.
  • 1 - Leitura feita em voz alta pelo professor. Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. ...
  • 2 - Leitura individual. ...
  • 3 - Leitura compartilhada.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

Vamos apresentá-los!

  • Leitura Elementar. O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. ...
  • Leitura Inspecional. ...
  • Leitura Analítica. ...
  • A Leitura Sintópica. ...
  • Leitura Elementar. ...
  • Leitura Inspecional. ...
  • Leitura Analítica. ...
  • A Leitura Sintópica.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  • Saiba o que vai ler.
  • Mantenha o foco no processo.
  • Faça anotações durante a leitura.
  • Complete a leitura por conta própria.

O objetivo é desenvolver nas crianças o hábito de ler por prazer e não por obrigação. Segundo a diretora Kaise Radaelli, “todos os profissionais da educação reconhecem a importância da literatura infantil e a formação do hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, ou seja, na infância”.

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado

  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

Confira os tipos de leitura em sala de aula

  1. Leitura feita em voz alta pelo professor. Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. ...
  2. Leitura individual. ...
  3. Leitura compartilhada.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

A leitura partilhada, ou colaborativa, é aquela em que criança e adulto leem juntos o mesmo texto e dividem suas impressões e entendimentos sobre o que foi lido.

Por favor, tente novamente.

  1. Teatro de fantoches. Uma forma super tradicional de contar histórias, que as crianças sempre adoram, é usar fantoches e bonecos. ...
  2. Histórias em quadrinhos. ...
  3. Criação da trilha sonora. ...
  4. Jogo da memória literário. ...
  5. Criar um novo final. ...
  6. Livros personalizados.

Os professores compreendem a função da leitura em suas diferentes modalidades: leitura pelo professor, leitura pelo aluno, leitura compartilhada, leitura para apresentar aos outros.