Quais são os tipos de insegurança?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 19 votos

Quando temos dúvidas sobre o caminho a seguir, podemos experimentar um certo grau de insegurança.
...
10 tipos de inseguranças comuns

  1. Insegurança física. ...
  2. Ter pouca experiência. ...
  3. Fazer algo sozinho. ...
  4. Não ser social. ...
  5. Não ganhar o suficiente. ...
  6. Ciúme. ...
  7. Insatisfação com seu corpo. ...
  8. Ser solteiro.

Insegurança Emocional: o que é e como lidar? Segundo os psicólogos, a insegurança emocional é uma espécie de sensação de desconforto que pode ser desencadeada quando a pessoa tem pensamentos de que não é amada ou não é boa o suficiente para algo ou para alguém.

Segundo a psicologia, a insegurança está relacionada à crença de incapacidade. A pessoa insegura acredita que nunca será boa o suficiente para viver a vida do modo que deseja. O caminho para aprender a lidar com a insegurança de modo saudável costuma ser doloroso e recheado de emoções intensas.

A insegurança é um sentimento de muitas vezes não se sentir suficiente, seguro e confiante para realizar determinadas ações e tomadas de decisões. Geralmente consequência de medos adquiridos ao longo da vida, a insegurança pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles a percepção de estar vulnerável.

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

8 práticas para acabar com a insegurança

  1. Preste atenção na linguagem. A insegurança corresponde à linguagem das mentiras. ...
  2. Promova uma competição com os seus pensamentos. ...
  3. Enxergue sempre o lado positivo. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Avance sempre. ...
  6. Observe, perceba e mude. ...
  7. Treine para levantar. ...
  8. Inverta o ciclo.

Uma pessoa emocionalmente insegura é pessimista, antissocial, ou sofre de fobia social, dismorfia corporal, egocentrismo, entre outros estados emocionais. A maioria das pessoas inseguras sofre de algum grau de isolamento. Quanto maior for a insegurança, mais a pessoa sentirá a necessidade de isolar-se.

As causas de um comportamento inseguro pode estar relacionado a propensões genéticas, ambiente familiar e experiências de vida. Assim, a segurança emocional é construída desde o nascimento e em todo o processo de desenvolvimento da pessoa.

Se você é uma pessoa insegura é importante que reconheça isso e busque se conhecer melhor para se tornar autoconfiante e, assim, vencer os seus medos. Enquanto continuar sentindo que não é capaz de realizar os seus objetivos, provavelmente irá se manter estagnado.

A Insegurança pode virar doença quando desencadeia uma sensação medo, angústia e síndrome do pânico que impedem seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois será necessário ultrapassar barreiras e limites para que atinja seus objetivos.

O Transtorno de Personalidade Paranoide, também chamado de TPP, caracteriza-se por um excesso de desconfiança por parte do indivíduo e suspeitas em relação aos outros, em que as suas intenções são, na maior parte das vezes, interpretadas como maldosas.

O apego ambivalente ou resistente é um dos tipos de apego inseguro. Esse tipo de apego parte da existência de dúvidas sobre se a figura do apego realmente responde às suas necessidades. Isso quando eles não têm certeza se podem contar com a sua presença.

Identifique outras formas de apoio à disposição para ajudá-la.

  1. Converse com pessoas positivas e solidárias. Fale a respeito da importância do encorajamento para aqueles que se sentem inseguros.
  2. Ajude-a a manter o foco no que a faz sentir-se incluída. ...
  3. Encontre formas de desenvolver a independência da pessoa.

A insegurança relaciona-se com a sensação de incapacidade justamente pelo fato de que existe uma sensação forte de que nunca a pessoa será bom o suficiente, que nada do que faz traz resultados esperados ou que é inferior aos outros e não dará conta das situações sozinho.

Correspondem à violação de uma ordem ou procedimento. Alguns exemplos: levantamento improprio de carga, brincadeiras no serviço, manutenção de maquinas em movimentos, danificação ou não uso de EPI, utilização de ferramenta inadequada, ou execução de serviços para os quais não estão autorizados.

Confira algumas ações antes definidas como Ato Inseguro:
– Uso de equipamentos de forma errada ou roupas inadequadas; – Utilizar máquinas sem permissão ou mesmo sem habilitação; – Trabalhador que se recusa a usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI);

1. Horror à vida ou existência. 2.

O caminho para a cura da insegurança emocional tem momentos de muita dor e angústia, pois você terá que lidar com emoções muito fortes, como o medo e a rejeição. Por isso, é muito importante que você tenha o amparo de um profissional com quem você possa trilhar esse caminho com segurança e firmeza.

A maioria da insegurança de relacionamento é baseada em pensamentos e medos irracionais, que você não é boa o suficiente, que você não estará bem sem um parceiro, que nunca mais encontrará alguém melhor, que você não é verdadeiramente adorável.