Quais são os tipos de imperfeições?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

As imperfeições presentes em estruturas cristalinas podem ser de três tipos básicos, quais sejam: defeitos pontuais, defeitos em linha e defeitos de superfície.

substantivo feminino Falta de perfeição. Estado do que não é perfeito. Vício, defeito: as imperfeições de uma obra.

Os principais defeitos de linha são denominados de Discordânciais Cristalinas, que podem ser de dois tipos: em aresta e em hélice.

É uma imperfeição ou um "erro" no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado.

Há diferentes tipos de imperfeições que são observadas nas estruturas dos materiais sólidos, ocorrendo naturalmente ou não. São dois tipos de imperfeições pontuais e diversas, respectivamente: a. Defeitos intersticiais e trincas; lacunas e discordância helicoidal.

Existem duas maneiras principais para a criação de defeitos de ponto (ou pontuais) nos sólidos iônicos sem que haja desequilíbrio de carga:

  • a dos vazios correlacionados ou defeitos de Schottky (esquerda)
  • a dos grupos vazios-intersticiais ou defeitos de Frenkel (direita)

Defeitos lineares são associados à deformação mecânica, em especial à deformação plástica. Discordâncias ou desolocações: fronteiras entre duas regiões cristalinas perfeitas, porém desajustadas entre si. Descrita como um plano extra de átomos na estrutura que provoca um deslocamento de um plano de átomos.

Defeitos Cristalinos

  • Rede com defeito cristalino.
  • Lacuna ou Vacância.
  • Defeitos pontuais intersticiais.
  • Defeito pontual substitucional.

FOCO NAS IMPERFEIÇÕES DA PELE
Cicatrizes, manchas, marcas de nascença e pele sem brilho são imperfeições que podem ser corrigidas ou disfarçadas com os cuidados corretivos adequados.

Para sermos capazes de viver com mais liberdade e leveza, acolhendo a nossa imperfeição, precisamos deixar de lado o “o que as pessoas vão pensar” e começar a crer que já somos bons o bastante, reduzindo as cobranças sobre nós – e sobre os outros – e nos esforçando para enxergar beleza em quem somos e no que fazemos.

Ortorrômbico: em que todos os ângulos são iguais a 90º Monoclínico: em que há dois ângulos iguais a 90º e dois ângulos diferentes de 90º Triclínico: em que todos ângulos são diferentes e nenhum é igual a 90º Hexagonal: em que dois ângulos são iguais a 90º e um ângulo é igual a 120º

denominada macla (twin). são produzidos a partir de forças de cisalhamento mecânico aplicadas (maclas mecânicas) e também durante os tratamentos térmicos de recozimento seguido de deformação (maclas de recozimento).

Em função dos parâmetros de rede, isto é, do comprimento dos lados e dos eixos do paralelepípedo elementar da célula unitária, e dos ângulos que as suas faces formam entre si, podem identificar-se sistemas de cristalização, ou sistemas cristalinos básicos.

As imperfeições nas redes cristalinas são classificadas de acordo com a sua geometria e forma. Podem envolver uma irregularidade na posição dos átomos ou no tipo de átomos. O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado.

DEFEITOS DE LINHA Os defeitos lineares ou discordâncias têm a extensão de uma linha (uma dimensão) em torno da qual alguns átomos estão desalinhados, separando a região perfeita da região deformada do material, podendo ter origem térmica, mecânica e supersaturação de defeitos pontuais.

Os defeitos cristalinos podem ser classificados em puntiformes (lacu- nas, intersticiais e combinações deles), lineares (discordâncias) e bidimensio- nais (defeitos de empilhamento, contornos de macla, contornos de sub-grão, contornos de grão, contornos de antifase e interfaces entre fases diferentes).