Quais são os tipos de imoralidade?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A imoralidade pode ser aplicada a várias áreas da vida. A imoralidade sexual, por exemplo, consiste em comportamentos imorais no âmbito sexual, indicando um indivíduo que se entrega à luxúria e lascívia. O imoralismo sugere uma doutrina adotada por alguém que nega o valor moral que está presente na sua sociedade.

Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

No idioma grego, a palavra citada na cláusula de exceção é porneia, que normalmente é traduzida como “relações sexuais ilícitas”, “imoralidade sexual”, “prostituição” ou “fornicação”.

Imoral é tudo aquilo que contraria o que foi exposto acima a respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade. Amoral é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética.

substantivo feminino Característica de imoral, que não respeita a moral vigente. Ausência de moralidade; despudor, indecência. Maneira de agir da pessoa que não respeita regras morais (a virtude, a moral, os bons costumes, a honestidade etc); cinismo. Comportamento devasso ou libertino; devassidão, libertinagem.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 Contrário à moral, aos costumes vigentes em determinada época ou sociedade ou às regras que um indivíduo decide tomar como norma pessoal de conduta; indecoroso, obsceno, vergonhoso.

Trata-se de um modelo de se comportar relativo a um grupo social dentro de uma sociedade. Ou seja, uma regra, seja ela explícita (escrita) ou implícita (não escrita), propõe um comportamento que a sociedade valoriza.

A diferença entre imoral e amoral é que o indivíduo amoral não tem conhecimento das normas morais, e por isso o seu comportamento não é moldado de acordo com a moralidade. Por outro lado, aquele que é imoral tem conhecimento das regras da moral, mas mesmo assim pratica atos que são repudiados pela maioria da sociedade.

Entre os pecados contra a castidade (adultério, pornografia, masturbação, prática homossexual etc.) está a fornicação, que é a realização do ato sexual entre um homem e uma mulher que não são casados entre si nem com outros. É pecado contra o sexto mandamento da Lei de Deus.

Relações sexuais entre namorados ou noivos antes do casamento; qualquer prática sexual consumada sem a proteção legal e espiritual do casamento é uma fornicação.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

2 indecente, corrupto, impudico, depravado, despudorado, devasso, dissoluto, escandaloso, lascivo, libertino, libidinoso, licencioso, pervertido, safado. Que afronta as convenções morais: 3 atrevido, cínico, desaforado, descarado, desfaçado, desrespeitoso, velhaco.

Ter relações sexuais por puro prazer, para satisfazer os desejos da carne.

Que se deixou corromper; corrompido, indecente, imoral. Que não é vernáculo, original; repleto de estrangeirismos, alterações, incorreções. [Pejorativo] Que provém da mistura de variadas raças; miscigenado. substantivo masculino Pessoa que se deixou corromper; devasso, corrompido.

Imoral é, por exemplo, aquele que sabe e reconhece que existem princípios e normas morais sobre a conduta social, mas que os quebra ou viola intencionalmente. - Para mim, o adultério até pode não ser ilegal, mas é decididamente imoral.

O que é Imoral:
Uma pessoa assim é muitas vezes descrita como devassa, indecente e desonesta, pois muitas vezes revela falta de caráter e vive sem regras. Um ato imoral nem sempre é um ato ilegal. Por exemplo, extorquir dinheiro de uma pessoa idosa através de um esquema fraudulento é um ato imoral e ilegal.

Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.