Quais são os tipos de identidade visual?

Perguntado por: umarinho8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Os pilares ou simplesmente elementos da identidade visual podem ser divididos em dois tipos: diretos e indiretos. Os elementos diretos da identidade visual transmitem informações simples de serem percebidas e interpretadas de maneira mais padrão e geral, por assim dizer, a todas as pessoas.

Como é criada uma identidade visual corporativa?

  • Imersão. Conhecer a marca é fundamental para a criação de sua identidade visual. ...
  • Análise. ...
  • Concepção. ...
  • Modelagem.

A identidade visual é a representação de uma empresa que inclui seu logotipo, cores, fontes etc. Diferentes empresas possuem diferentes necessidades que precisam ser observadas antes de desenvolver sua identidade visual.

A identidade corporativa e o sucesso de uma empresa vão muito além da identidade visual, perpassando por outros fatores, como:

  • Confiança e credibilidade no mercado.
  • Posicionamento.
  • O valor agregado da marca.
  • Relação com o consumidor.

A identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos gráficos e visuais - cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan - que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Eles são responsáveis por identificar e dar personalidade à marca.

Logotipo é a representação gráfica da sua marca. A identidade visual, por sua vez, engloba o logotipo, mas também cartões de visita, banners, a tipografia de apoio, às cores do manual de estilo, site e, em alguns casos, até mesmo alguns templates para posts em redes sociais.

Passo a passo para a criação do Manual de Identidade Visual

  1. O briefing de ideias. O primeiro passo, como em qualquer outro projeto que envolva a criação de algo, é o briefing de ideias. ...
  2. Vamos para o Brainstorming. ...
  3. Mapeamento dos interesses e gostos da persona. ...
  4. Defina a fonte, cor e estilo.

No marketing, a identidade visual é um dos elementos que influenciam a decisão de compra e transmitem a personalidade da empresa ao consumidor.

O que é identidade visual? Identidade visual é o conjunto de vários elementos gráficos e visuais que comunicam alguma mensagem. Ainda que de forma indireta, ela pode expressar os valores da marca, sua personalidade e nicho de atuação.

A identidade visual é, na prática, a combinação de todos os elementos que um designer desenvolve no seu trabalho. A identidade visual compreende todos os artifícios que remetem a uma marca ou empresa. Cores, frases, tipografia, ícones, logo, até mesmo missão, visão e valores.

O que é Identidade:
É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.

A importância da identidade visual vai muito além de apresentar uma boa imagem ao consumidor. Planejar o aspecto visual da empresa permite deixar uma impressão marcante no seu público, de modo que o negócio seja lembrado a partir de uma cor ou símbolo utilizado na elaboração da identidade.

Também conhecidos como abreviações, os monogramas são logos compostos apenas por tipografia. Esses logos geralmente variam de duas a três letras (logos de uma letra são considerados “letterforms“) e são compostos pelas iniciais de seu negócio.

R$8.000,00

Sendo direto, o valor médio de uma identidade visual gira em torno de R$8.000,00 para pequenas empresas.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. Um bom exemplo é Coca-Cola.

Identidade de marca refere-se a tudo que define missão e valores de uma empresa. Por isso, os logotipos, design dos produtos, estrutura dos serviços, e tanto outros pontos que dizem respeito à marca fazem parte de sua identidade.

Como vimos, a identidade visual representa a imagem que sua empresa deseja transmitir aos clientes em potencial e ao mercado. Ao trazer uma imagem ainda mais profissional àquilo que se oferece, uma identidade sólida é capaz de destacar sua marca num mercado cada vez mais competitivo.

Enquanto um logotipo é a representação visual da sua marca, um slogan é uma frase curta que representa a personalidade da sua marca.

Identidade visual nas redes sociais são as principais características da sua marca, como cores, fontes e tipos de imagens usadas.

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.