Quais são os tipos de humildade?

Perguntado por: ofogaca4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

Para o humilde, ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

Humildade, segundo o dicionário Houaiss, é a “qualidade de humilde, virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão”. Humildade não é o que muitas pessoas imaginam.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

A humildade é um reconhecimento de que nossos talentos e habilidades são dons de Deus. Não é um sinal de fraqueza, timidez ou medo; é um indício de que sabemos onde repousa nossa verdadeira força. É possível ser humilde e destemido ao mesmo tempo. É possível ser humilde, mas corajoso.

Jesus diz que são bem-aventurados os humildes, não os arrogantes. Os soberbos inflam, se enchem, tornam-se grandes diante de si mesmos, a ponto de acharem que também são deuses. Não há nada mais triste do que ver alguém assim.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

Uma pessoa humilde é alguém que não se considera superior aos demais, independentemente de suas realizações, talentos ou posição social. Em vez disso, essa pessoa busca aprender com os outros, ouvir opiniões divergentes e estar aberta à mudança e ao aprimoramento.

Quando a humildade se torna explícita, não é mais humildade. Quando alguém diz: “Eu sou apenas uma pessoa humilde”, ele não está sendo humilde. A humildade não se anuncia; é praticada em silêncio. Se alguém é humilde, outras pessoas podem dizer, mas ninguém pode se rotular como “uma pessoa humilde”.

A humildade permite leveza diante de desafios. A humildade como valor, no seu mais alto nível, possibilita o altruísmo e dignidade para um mundo melhor. Uma pessoa com humildade é capaz de aceitar os outros.

Jesus não apenas diz: “Aprendei de mim”, mas também diz: “sou manso e humilde de coração”. A palavra manso traduz um termo grego que significa “gentil”, “meigo”, “tranquilo” ou “suave”. Uma pessoa mansa, como diz o salmista, se “deleita na abundância da paz” (Salmo 37:11).

Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra. Sendo que a Torá foi escrita por Moisés, poderíamos desconfiar desta afirmação. O que ela nos ensina, entretanto, é que a Torá foi ditada a Moisés pelo Criador.

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.

Humildade, do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.

Para praticar a humildade trabalhe para aceitar a vida que tem enquanto se esforça para progredir sem reclamar. Se você adotar a atitude de se achar melhor que os outros as vão se tornar alérgicas a você. Em vez disso, se esforce para ser grato pelo que tem e trabalhar para ganhar mais, se é isso que deseja.

Falta de humildade individual pode causar elevado grau de incompetência e incompatibilidade pessoal e profissional.

Passos concretos para a humildade
2 – Aceitemos as contrariedades com paciência, sem mau-humor, oferecendo-as com alegria ao Senhor; aceitemos sobretudo as pequenas humilhações e injustiças que se produzem na vida diária, pensando sinceramente: “Que é isso para o que eu mereço?” (Caminho, nº 690).

A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida.

adjetivo Que tem noção de suas limitações; que não se valoriza demasiadamente; que não demonstra vaidade; modesto: banqueiro humilde. Que demonstra obediência, respeito ou submissão: ações humildes. Que não é pretensioso; sem ambição; simples: sonhos humildes.

Quem teme o SENHOR e é humilde consegue riqueza, prestígio e vida longa. No caminho dos maus existem armadilhas e dificuldades; quem dá valor à vida se afasta deles. Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.

Não confunda pobreza com humildade, existe uma extrema diferença entre os dois. Humildade é mentalidade de abundância. Pobreza é mentalidade de mediocridade e miséria.