Quais são os tipos de homônimos?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, e em alguns casos a mesma escrita, mas que apresentam significados diferentes. Eles podem ser divididos em: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação.

A homonímia caracteriza duas palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significação distinta, ou ainda palavras que apresentam pequenas diferenças, mas que podem causar muitas dúvidas no momento da escrita.

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos. Segundo a empresa, pode-se afirmar que 1 em cada 2 brasileiros tem um homônimo. Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.

Homônimos perfeitos ou palavras perfeitas possuem os significados diferentes, mas a escrita e sonoridade são iguais. Exemplos: Arma (instrumento de luta ou defesa) e arma (verbo armar); Caminho (itinerário) e caminho (verbo caminhar);

Logo, podemos compreender que palavras homônimas são aquelas cuja grafia e/ou grafia é a mesma, mas o significado diferente. Consideramos parônimos palavras que possuem grafia ou pronúncia parecidas (não iguais) mas significado diferente.

Diferenças entre polissemia e homonímia
A polissemia é um fenômeno linguístico que consiste na existência de um termo com mais de um significado. Já a homonímia está relacionada com palavras com mesma pronúncia e/ou mesma grafia; porém, com significados diferentes.

Pessoa que tem o mesmo nome que outra; xará. adjetivo Que tem o mesmo nome que outro.

Significado de Homônima
Homônima é o feminino de homônimo.

Aqueles que tem o mesmo nome, ou; palavras que se pronunciam e se escrevem da mesma forma, porém com significados diferenciados.

Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

São nada menos do que 6.762.149 pessoas que carregam o Silva em seus nomes — desses, 5.073.774 estão no Brasil, o que garante que a cada 40 brasileiros, um chama Silva. Mas é claro que o sobrenome mais utilizado do mundo estaria na nação mais populosa do globo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza gratuitamente um site e aplicativo com essa informação, no qual é possível pesquisar qualquer nome.

Homônimos imperfeitos, que se dividem em : Homônimos homógrafos, quando têm a mesma escrita e a mesma pronúncia, exceto a abertura da vogal tônica. Homônimos homófonos, quando têm a mesma pronúncia mas escrita diferente.

Exemplos de homônimos perfeitos:
morro (monte) e morro (verbo morrer); rio (curso de água) e rio (verbo rir); são (saudável) e são (verbo ser); verão (estação do ano) e verão (verbo ver);