Quais são os tipos de gravação?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Tipos de gravação

  • Gravação a Laser. Esse tipo de gravação é bem precisa, com uma alta qualidade e permanente, pois quando o laser toca no material, acaba fazendo o desgaste e permanecendo a gravação, durando até sua vida útil. ...
  • Gravação em Tampografia. ...
  • Gravação Silkscreen ou Serigrafia.

Para menores quantidades e logos muito coloridos, o mais indicado é o transfer, enquanto que quanto maior a quantidade a ser personalizada e menor quantidade de cores no logo, a tecnica de personalização mais adequada é o Silk.

Falando na estampa em si, as artes da técnica de serigrafia devem ser de traços e com cores bem definidas. Já na sublimação, é possível fazer uma camisa personalizada com artes em cromia, como uma foto, por exemplo, pois a impressão da imagem consegue captar mais detalhes.

O processo de gravação UV, conhecida como gravação digital,apresenta grandes vantagens como rapidez e garantia de alta qualidade de impressão em quantas cores for necessário. Reproduz fielmente toda e qualquer imagem, até mesmo fotos, sendo aplicada definitivamente no material.

É isso mesmo. O termo silk screen do inglês foi traduzido para o português como serigrafia. Eles são apenas nomes diferentes para a mesma técnica.

Enquanto o silk digital utiliza uma impressora para espalhar um jato de tinta que fixa a estampa nas fibras do tecido, o silk screen posiciona camadas de tinta sobre a peça.

Diferente da serigrafia que forma a estampa através das diversas telas que vão sendo aplicadas cor a cor, o processo de sublimação consiste em “transferir” a estampa para o tecido. A estampa é impressa por uma impressora em um papel específico com o uso da tinta sublimática.

A transferência de desenhos só acontece quando a superfície tem uma resina. Por isso, você deverá comprar produtos sublimáticos. No caso das roupas, os tecidos sintéticos e claros são os melhores para serem sublimados. Já no transfer laser, você pode estampar as peças que desejar, sem prejuízo para a aparência.

Porque transfer significa transferência.... De dinheiro, de empresa, de tinta de uma coisa pra outra. Aqui no Brasil ficou mais ou menos determinado pelo uso comum das pessoas que sublimação é o transfer com a tinta sublimática. Transfer é aquilo que transfere a 100% sem ser sublimação.

6 principais técnicas de estamparia

  • 1) Transfer. Esse tipo de estamparia nada mais é do que a transferência de uma imagem para a peça de roupa. ...
  • 2) Sublimação. ...
  • 3) Serigrafia. ...
  • 4) Laser. ...
  • 5) Impressão digital. ...
  • 6) Estamparia rotativa. ...
  • Estampas localizadas. ...
  • Estampa corrida ou rotativa.

A durabilidade das estampas feitas com silk é bastante alta e não desbota com a lavagem. Outra vantagem é que o processo pode receber calor e, assim, é possível passar a peça sem preocupação.

DTF é a sigla para “direct to film”, em português, "direto ao filme”. Como o próprio nome sugere, o equipamento faz a impressão diretamente em um filme, e depois permite transferir o conteúdo que está no filme para o tecido - preferencialmente, sintético.

O que é a gravação a laser? Na gravação a laser, o raio laser remove o material, de modo a criar uma cavidade com várias estruturas de superfície - a chamada gravação a laser. Muitos materiais podem ser gravados a laser.

Hot stamping é um sistema de impressão a quente de uma imagem gravada. Na prática, um clichê aquecido é forçado contra uma peça com uma fita de hot-stamping entre os dois. A fita, geralmente de coloração brilhante, ao entrar em contato com o calor do clichê que contém a imagem, transfere-a para o material trabalhado.

A Gravação em Metal Baixo Relevo é feita através do LASER ou da CNC, em ambos os processos essa gravação é PERMANENTE, não tem como ser retirada de forma natural devido à sua profundidade.

A serigrafia permite imprimir em qualquer cor, na sublimação é necessário que o suporte seja branco ou cores claras para que as cores do desenho não sejam contaminadas. A serigrafia é menos rentável do que a sublimação para pequenas tiragens de produção.