Quais são os tipos de glioma?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os tipos de glioma incluem astrocitomas, glioma do tronco encefálico, ependimomas, gliomas misturados, oligodendrogliomas e gliomas do nervo óptico. Astrocitomas são tumores nas células gliais desenvolvidas no tecido celular conectivo chamado astrícitos.

Um glioblastoma é um tipo de astrocitoma e seu grau de malignidade é o mais avançado (grau IV), ou seja, extremamente agressivo.

O glioma de alto grau (GAG) é um tipo de câncer cerebral que cresce rapidamente e por isso tem alta letalidade. O número de pessoas afetadas que sobrevive a esse tipo de tumor infelizmente é baixo, mesmo após o tratamento padrão com cirurgia e radioterapia.

O glioma é um tipo comum de tumor que se origina no cérebro. Cerca de 33% de todos os tumores cerebrais são gliomas, que origina-se nas células gliais que residem no cérebro.

Considerados apenas os tumores malignos, 77% dos casos referem-se aos gliomas. A sua incidência é mais frequente em adultos entre os 35 e 70 anos de idade e não costuma ter ligação com o histórico familiar do paciente. Também existem casos, porém mais raros, em jovens e crianças.

O glioma pontino intrínseco difuso, ou DIPG, é um tipo de cancro infantil que afeta, com maior frequência, as crianças com idades entre os 5 e os 7 anos. Em particular, este tumor cerebral pediátrico é fatal e extremamente agressivo.

Os tumores cerebrais e da medula espinhal são divididos em quatro graus, com base em como as células são observadas no microscópio:

  1. Grau I e II. Esses tumores tendem a crescer mais lentamente e são menos propensos a se infiltrar nos tecidos cerebrais adjacentes.
  2. Grau III e IV.

Os tumores talâmicos bilaterais são neoplasias muito raras e recentemente foram identificadas como subgrupo de neoplasias talâmicas devido à sua característica forma de apresentação, com perturbações da memória e do comportamento e sem envolvimento sensorial nem motor.

Se ficar presente somente no tecido ou órgão que teve origem, geralmente é um tumor benigno; caso possa afetar estruturas próximas e se alastrar em um processo chamado metástase, é maligno. Outra diferença observada é a velocidade do crescimento: o tumor maligno costuma crescer em um ritmo mais veloz.

Tumores benignos crescem devagar e de forma limitada; já os tumores malignos, em geral, crescem rápido e tendem a ser invasivos.

Gliomas são tumores cerebrais raros que se desenvolvem no Sistema Nervoso Central, originados de células-tronco neurogliais ou células progenitoras. Homens têm 1,6 vezes mais probabilidade de serem diagnosticados do que as mulheres. Saiba mais.

Os gliomas de alto grau são um verdadeiro desafio, uma vez que a despeito do melhor tratamento empregado os glioblastomas apresentam uma sobrevida média de 2 anos e os astrocitomas anaplásicos de 2 a 5 anos.

Glioma grau III: Este tumor já apresenta crescimento rápido e sintomas mais agressivos. Aqui a chance de infiltração no tecido cerebral é bastante alta.

Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de tumor cerebral é de 70%, isso significa que as pessoas portadoras de tumor cerebral têm, em média, 70% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.

Meningeoma: tem origem nas meninges, camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal, e representam cerca de 25% dos tumores que atingem esses dois órgãos. É o tipo mais comum de tumor cerebral em adultos e sua incidência aumenta com a idade, sendo maior em pessoas na faixa dos 70 aos 80 anos.

Dependendo do caso, um tumor no cérebro tem cura sim. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) existe a estimativa de que cerca de 11 mil novos casos de tumor no cérebro ou no sistema nervoso central foram diagnosticados entre os anos de 2020 e 2022.

Ex-jogador esclareceu que teve alta médica. Comoção e alívio marcaram as reações de fãs de Oscar Schmidt nos últimos dias, após o ícone do basquete mundial declarar ter encerrado a batalha contra um glioma, tipo de tumor maligno no cérebro.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Continuar lendo Onde fica o glioma?