Quais são os tipos de geologia?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Geologia Estrutural: estudo da estrutura da Terra. Geologia Histórica: estudo das eras, períodos e idades geológicas. Geologia Econômica: estudo das riquezas minerais. Geologia Ambiental: estudo dos impactos ambientais e dos riscos ecológicos.

Como disciplinas profissionalizantes devem ser citadas: mineralogia, cristalografia, petrografia, petrologia, tectônica, sedimentologia, geoquímica, geofísica, geologia econômica, paleontologia, hidrogeologia, geotécnica, aerofotogrametria, topografia e geologia estrutural.

Divide-se as eras geológicas em Pré-Cambriana (Arqueana e Proterozoica), Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário.

Os três tipos de rocha existentes são as: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

A superfície brasileira é constituída basicamente por três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

Podemos perceber, com a correta leitura do mapa, que existem três tipos principais de estruturas geológicas: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos (clique nos nomes para conhecer detalhadamente cada uma dessas formas).

A estrutura geológica do Brasil é formada por escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Ela é bem distinta do resto da América do Sul, em que há existência de dobramentos modernos, tal qual a Cordilheira dos Andes.

A Geologia possibilita a compreensão de fenômenos como a formação de minerais e rochas; o significado dos fósseis; a origem de vulcões, terremotos, maremotos e montanhas; a formação de solos; o transporte e deposição de sedimentos; e a acumulação de água subterrânea.

Geologia é a ciência que estuda a Terra. Parece muito amplo? E realmente é, trata-se de uma das mais abrangentes ciências naturais. Os geólogos estudam a composição, a estrutura e a evolução do globo terrestre, bem como os processos que ocorrem no seu interior e superfície.

Áreas de Estudo
Geologia Estrutural: estudo da estrutura da Terra. Geologia Histórica: estudo das eras, períodos e idades geológicas. Geologia Econômica: estudo das riquezas minerais. Geologia Ambiental: estudo dos impactos ambientais e dos riscos ecológicos.

Estes intervalos de tempo são conhecidos na geologia como unidades cronoestratigráficas que, se dividem em:

  • Éons.
  • Eras.
  • Períodos.
  • Épocas.
  • Idades.

As formações geológicas se referem às formações e estruturas naturais no leito rochoso e no solo, geralmente criadas por processos geológicos extremamente lentos de idades variadas. Do ponto de vista humano, as formações geológicas podem ser consideradas partes permanentes e únicas da história geológica.

O Cenozoico é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais. Antigamente, era dividida nos períodos Terciário e Quaternário.

Elas são classificadas de acordo com o seu processo de formação em rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade.

Rochas Sedimentares Clásticas

  • Árcoseo.
  • Arenito.
  • Argilito.
  • Calcário.
  • Conglomerado.

Existem cerca de quatro mil diferentes tipos de minerais, mas somente cem deles são mais comuns e cerca de trinta formam as rochas, denominados de minerais formadores de rochas. Diferentes rochas contêm proporções variadas de um ou mais minerais.