Quais são os tipos de gêneros digitais?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Descubra o que são gêneros digitais e quais são os principais!

  • Currículo web.
  • GIF (Graphics Interchange Format)
  • Fanfiction.
  • Vlog.
  • Wiki.

Gêneros virtuais é o nome dado às novas modalidades de gêneros textuais surgidas com o advento da Internet, dentro do hipertexto. Eles possibilitam, dentre outras coisas, a comunicação entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador.

Os gêneros digitais podem ser observados também na comunicação típica das redes sociais: postagens, compartilhamentos, tweets, entre outros, comprovam que o advento da tecnologia digital fez com que os gêneros sofressem adaptações.

Linguagem digital, por definição, pode ser entendida como a escrita baseada em palavras, dígitos e simbologias que facilitam o discurso em blogs, sites e redes sociais. Ou seja, é a linguagem que engloba a leitura, a escrita e interpretação de termos relacionados às plataformas digitais.

É fundamental estimular a participação dos alunos quando eles manifestam o desejo de aprendizado, independentemente das ferramentas utilizadas para alcançar os objetivos propostos. Se os gêneros digitais colaboram para agregar valor ao conteúdo, podem e devem ser incorporados à grade curricular de ensino.

Para Marcuschi (2002), os gêneros digitais tanto servem para construir quanto para destruir, pois estes podem facilitar o ensino e ajudar na educação, mas também pode agir de forma a destruir quando utiliza dados de pessoas para fazer clonagens de documentos para seu uso indevido.

São gêneros textuais que surgiram com o avanço da tecnologia, criando novos espaços para escrita associada ao uso da internet. Os gêneros digitais estão aliados a comunicação em seu tempo real, são capazes de unificar imagem, som e texto num único gênero, proporcionando dinamismo.

Há o e-mail, por exemplo, que nos remete bastante à ideia de uma carta, inclusive em sua estrutura. Além disso, existem blog posts, que seguem outra linha estrutural e, ainda, os memes, que também são considerados um gênero digital, já que transmitem uma mensagem por meio de palavras e imagens.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

O avanço tecnológico provocou alterações nos meios de comunicação e também na linguagem, o que deu origem aos gêneros digitais. O avanço tecnológico traz diversas novidades não apenas para os meios de comunicação, mas também para a linguagem.

Explicação: Pode-se afirmar que qualquer meio de comunicação que transmita digitalmente a mensagem pode ser considerado um meio digital, como, por exemplo, Internet, Celular, TV (HDTV), Jogos Eletrônicos, Painéis Digitais, E-book etc.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

Gêneros midiáticos, como por exemplo: o e-mail, o blog, o chat estão inseridos na internet. Há um entendimento que esses jovens nasceram no mundo digital, mas será que esses alunos da escola pública estão de fato imersos nesse mundo digital?

Os gêneros digitais possibilitam interação, através do estudo desses enunciados e contato com condições e finalidades especificas, não apenas do currículo, mas, também pelo estilo de linguagem, não privilegiando apenas a disciplina de Língua Portuguesa e sim todas as áreas do conhecimento.

Um bom exemplo são os e-mails, gênero textual digital que pode ser considerado uma releitura das cartas – o gênero textual epistolar. Basta pensar mais um pouco que vamos perceber outros exemplos como esse da carta e do e-mail.

O sensor fica posicionado atrás da tela, demarcado no celular para posicionamento do dedo do usuário. Ao posicioná-lo, o leitor faz imediatamente a leitura da digital, criando uma imagem de alta resolução.