Quais são os tipos de fontes escritas?

Perguntado por: agoulart2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

É o caso das revistas, dos jornais, das cartas, dos livros e dos diários.

As fontes materiais não escritas são objetos antigos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas.

Quando falamos de fontes materiais, estamos falando de vestígios concretos produzidos por mãos humanas, como textos, pinturas, fotos, filmes, roupas, construções etc.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

Fontes materiais: são os documentos ou objetos físicos produzidos por mãos humanas. Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

Existem 4 classificações primárias de estilo, nos quais a grande parte das fontes existentes se encaixam: (sem serifa), Serif (com serifa), Script (simula a escrita à mão) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).

As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis. As energias renováveis ou energia limpa são aquelas que se renovam naturalmente no meio ambiente, podemos citar a energia produzida por: vento.

Fontes históricas escritas
É o caso das revistas, dos jornais, das cartas, dos livros e dos diários.

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:

  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

3. FONTES NÃO ESCRITAS: A) COSTUME: Assim como a lei, também o costume é importante fonte do direito e, dependendo de se considerar este ou aquele Estado, este ou aquele momento histórico, poderá uma dessas fontes ser preponderante em relação à outra.

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes iconográficas: fotografias. Fontes orais: depoimentos orais. Fontes materiais: utensílios, objetos variados.

Os autores costumam distinguir as fontes formais, isto é, os fatos que dão a uma regra o caráter de Direito Positivo e obrigatório, das fontes materiais, representadas pelos ele- mentos que concorrem para a formação do conteúdo ou matéria da norma jurídica.

Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente.

Fontes principais são caracterizadas como lei em sentido geral e amplo, ou seja, não deixando espaço para o juiz julgar com base em qualquer outra fonte. A lei é a expressão máxima do direito.

Fonte única é o material construído ou lapidado no momento do estudo primário. Para ser considerada uma fonte única, o material deve preencher os requisitos CDE. Ela deve ser completa, ou seja, deve conter todas as informações que você precisa sobre o assunto, e não apenas fragmentos da matéria.