Quais são os tipos de fonte de contaminação aos agentes infecciosos?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Existem várias formas de exposição a doenças infecciosas. A transmissão pode se dar pelo contato de um indivíduo com outro através de relação sexual, placenta, pele ou secreções corporais, através de mordedura de animais ou picadas de insetos.

Estes são os elementos básicos da cadeia de transmissão das doenças infecciosas: indivíduo doente, indivíduo são, agente infeccioso e ambiente.

Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Pode ser vírus, bactéria, fungo, protozoário ou helminto. É sinônimo de “patógeno”. Agente infeccioso: é o microorganismo (vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos) capaz de produzir infecção ou doença infecciosa.

Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

No hospital, as principais fontes de infecção decorrem:

  • - do paciente;
  • - visitantes;
  • - pessoal;
  • - equipamentos;
  • - técnicos de trabalho;
  • - planta física.

Transferência de um agente infeccioso desde um reservatório até um hospedeiro por vias como:

  • Material biológico (como o sangue)
  • Comida.
  • Agua.
  • Fomites (objetos inanimados: como luvas, roupas, materiais cirúrgicos, etc)

A cadeia de transmissão de microrganismos é a série de estágios pelos quais os microrganismos (agente causal) passam de seu ambiente "natural" (reservatório) para um ser vivo (hospedeiro) para contaminá-lo e causar uma infecção.

A ocorrência de uma infecção dependerá principalmente da relação de desequilíbrio entre três fatores: a condição clínica do paciente, a virulência e introdução dos micro-organismos e fatores relacionados à hospitalização (procedimentos invasivos, condições do ambiente e atuação do profissional de saúde)².

Formas de Transmissão

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

As doenças infecciosas são causadas pelos seguintes mecanismos:

  • destruição de tecidos por ação mecânica;
  • reação inflamatória;
  • ação das toxinas produzidas pelos agentes infecciosos;
  • reação de hipersensibilidade com resposta imune do hospedeiro.

A fonte de infecção é a pessoa, o animal, o objeto ou a substância de onde o agente infeccioso passa a ser um hospedeiro. Já o portador é um indivíduo (ou animal) infectado, que abriga um agente infeccioso específico de uma doença, sem apresentar sintomas ou sinais clínicos.

O agente etiológico nada mais é do que o organismo causador da doença, e o vetor é aquele que transporta o agente etiológico. Citando novamente o exemplo da doença de Chagas, o Trypanossoma cruzi é o responsável por causar a doença, ou seja, o agente etiológico.

São considerados agentes biológicos os bacilos, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, vírus, entre outros. Os riscos biológicos surgem do contato de certos microrganismos e animais peçonhentos com o homem em seu local de trabalho.

Doença causada por um agente infeccioso ou suas toxinas que ocorre através da transmissão direta ou indireta deste agente infeccioso ou de seus produtos, de uma pessoa infectada ou via um animal infectado, um vetor, ou através do meio ambiente inanimado até um animal susceptível ou hospedeiro humano.

FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.

Infecção pode vir do próprio paciente
A maior parte das infecções hospitalares é provocada por micro- organismos presentes no próprio paciente. Em geral, são micro-organismos que já vivem no nosso corpo ou no meio ambiente e se aproveitam quando o sistema de defesa do paciente está mais frágil.

Infecção viral versus infecção bacteriana
Dentre os sintomas que podem ser comuns nos dois tipos de infecção, podemos destacar, por exemplo, o mal-estar e a febre. Muitas infecções são combatidas pelo próprio organismo e curam-se em poucos dias.

Na verdade, trata-se da transferência de microrganismos de uma pessoa, superfície ou objeto para outra pessoa, resultando na transmissão de algum vírus ou bactéria.

No hospital, as principais fontes de infecção decorrem de causas ligadas ao ambiente, pessoal, equipamento, material, veículos, desempenho deficiente das técnicas de trabalho e uso indiscriminado de antibióticos.

Prevenção e controle:
A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos.

Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra em nosso corpo. Quando um agente infecioso causa danos ao organismo, dizemos que ocorreu uma doença infecciosa. A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza. Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra no nosso corpo.