Quais são os tipos de fofocas?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Fofoca sem querer: Fofoca camuflada de opinião ou ponto de vista. O fofoqueiro diz que não queria contar, mas deixou escapar,pois aquilo o estava incomodando muito. Fofoca puxa tapete: É a fofoca direta e mal intencionada.

Um dos motivos mais comuns para a fofoca pode ser a necessidade de aliviar a ansiedade, tanto para escutar, tanto para falar sobre um fato, pois as dinâmicas comunicativas possuem um grande poder de alívio de tensão psíquica, simplesmente pelo fato de que a fala é uma das expressões mais genuínas do psiquismo humano.

A fofoca é relacionada a falar mal. “Se o comentário é positivo, baseado em admiração ou inspiração, é só um comentário. Ou se é apenas uma opinião sem julgamentos, ressaltando uma forma de pensar, também não é condenável”, opina Gabriela.

Uma fofoca recorrente, mentirosa e/ou grave pode levar o colaborador a desenvolver sintomas como estresse, ansiedade, baixa autoestima, e até depressão.

Mulher intrometida e fofoqueira: 1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Mantenha a calma e abstenha-se de represálias. Usar seus próprios rumores para desacreditar fofocas sobre você não é uma solução eficaz. Isso só dará mais atenção à fofoca e fará com que as pessoas falem mais sobre você. Lide com as fofocas de cabeça erguida, especialmente com aqueles falsas ou prejudiciais.

Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

A fofoca gasta tempo, cria uma sequência de pensamentos negativos e críticas desnecessárias. Cada pessoa que se desapega da fofoca passa a conseguir planejar o próprio futuro e realizar sonhos com concentração a si mesmo.

Confira e faça os ajustes que considerar necessários na sua postura profissional:

  1. Não ouvir. Controle a curiosidade em ouvir a mais recente fofoca que começa a circular no escritório. ...
  2. Não revele. ...
  3. Não seja o difusor de informações que podem virar fofoca. ...
  4. Não se omita. ...
  5. Não se comprometa.

Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus (Provérbios 6:16-19). As pessoas são sempre advertidas a tomar cuidado quando se faz uma fofoca, ou quando se anda com um fofoqueiro (Levítico 19:16).

Quando alguém fala mal da vida alheia, pode ser uma forma inconsciente de lidar com suas próprias frustrações ou inadequações, buscando diminuir os outros para se sentir melhor consigo mesmo.

Fofoca é uma mensagem sobre o comportamento de outras pessoas, especialmente quando os alvos não estão presentes. Boato é um processo pelo qual os indivíduos tentam definir uma situação ambígua.

O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida (Jo 8,21-30)

Significado de Fofoqueiro
Pessoa que comenta maldosamente sobre a vida de alguém. Quem conta os segredos que lhe foram confiados; falso. Etimologia (origem da palavra fofoqueiro). Fofoca + eiro.

Fabíola Reipert
A venenosa -como é chamada- ganhou poder na mídia após chegada com seu blog ao portal R7, do Grupo Record. Lá, Fabíola conseguiu incomodar meio mundo e conquistar milhares de fãs por todo o Brasil.

Pessoa que comenta maldosamente sobre a vida de alguém.
O que é fofoca no dicionário? Como se chama uma pessoa fofoqueira? 1 lambisgoia, intrometida, mexeriqueira, assanhada, sirigaita, enxerida, fuxiqueira, langroia, metediça, curiosa, xereta, bisbilhoteira, coscuvilheira, indiscreta, abelhuda.

Leia abaixo.

  1. SAIA DE PERTO. Falar mal dos outros pode gerar desavenças na equipe e reduzir a produtividade. ...
  2. ROMPA O CÍRCULO. Se o "montinho da fofoca" se formar perto de você, aproveite para falar as qualidades de quem é alvo dos comentários maldosos. ...
  3. FECHE A BOCA. Evite falar de problemas da sua vida pessoal. ...
  4. REVERTA.

Conte a eles os fatos da situação. Se o rumor não for verdadeiro, eles com certeza vão combater sua disseminação contradizendo a informação sempre que a ouvirem de alguém. Se o boato for verdadeiro, eles ainda podem ajudar a conter a sua propagação defendendo o seu lado e reprimindo as pessoas que o espalham.