Quais são os tipos de foco narrativo?

Perguntado por: nzanette9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

O foco narrativo é, em síntese, o ponto de vista do narrador acerca de uma história. Ele pode ser dividido em dois tipos: em primeira pessoa e em terceira pessoa.

Foco narrativo de segunda pessoa
A história é narrada por um narrador externo que se dirige diretamente ao leitor. Neste caso o leitor acaba por se transformar em um personagem da história, na maioria das vezes como protagonista.

Foco narrativo é como chamamos o ponto de vista do narrador de uma história. Ele pode ser de primeira pessoa, quando o narrador é um personagem e, portanto, participa da ação. Mas também pode ser de terceira pessoa, quando o narrador não participa da ação. Nesse caso, o narrador é observador ou onisciente.

O narrador onisciente é aquele cujo foco narrativo é centrado na 3ª pessoa discursiva. Espécie de “deus” que tudo sabe e tudo vê, esse tipo de narrador sabe o passado, o presente e o futuro de cada personagem na narrativa, bem como seus pensamentos e estados emocionais.

O foco narrativo é a linha a partir da qual a história é contada. É uma escolha narrativa, porém influi significativamente na experiência do leitor. O foco narrativo mais comum é o narrador interno, que narra a história a partir dos sentimentos dos personagens.

Já o foco narrativo é em quem a narração está centrada. Um texto costuma ter um único narrador, com mudança de capítulo quando há troca. Já o foco narrativo pode variar de uma cena para outra, e é possivel inclusive que haja mais de um foco narrativo na mesma cena (imagine uma briga de casal, por exemplo).

Os Elementos da Narrativa são: enredo, narrador (que pode ser personagem, observador ou onisciente), personagens (protagonista e os demais), tempo e espaço. Com esses elementos, toda a ação, conflito e história são construídos.

Já o foco narrativo em terceira pessoa é aquele que o narrador não participa ativamente da estória. Ou seja, não é um personagem dentro do enredo, mas um mero observador, totalmente externo ao desenvolvimento dos acontecimentos, responsável apenas por narrá-los.

Em terceira pessoa
Traz o ponto de vista daquele que não participa da história. Por isso, ele tem um conhecimento mais amplo sobre os fatos e os personagens da narrativa. Assim, esse narrador pode ter apenas uma visão de observador dos acontecimentos ou apresentar uma perspectiva onisciente acerca da situação.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

O foco narrativo é de "terceira pessoa". Exemplos: "Neruda apertou os dedos no cotovelo do carteiro e foi conduzindo até o poste onde havia estacionado a bicicleta." "Mário retorceu o pescoço e procurou os olhos do poeta, indo de baixo para cima."

O narrador observador é um tipo de narrador que conhece toda a história que será narrada, porém, não participa dela. Assim, ele conhece os fatos, mas não atua como um personagem da trama. Esse narrador é, portanto, objetivo e imparcial quanto ao desenrolar dos acontecimentos.

Resposta. Explicação: Em primeira ou em terceira pessoa; é assim que se designa o foco narrativo (ou ponto de vista do narrador), isto é, respectivamente, quando um dos personagens de alguma história é o narrador ou quando quem narra não faz parte do contexto, sendo apenas espectador.

O narrador onisciente, também chamado de onipresente, é um tipo de narrador que conhece toda a história e os detalhes da trama. Além disso, ele tem conhecimento sobre seus personagens, desde sentimentos, emoções e pensamentos.

O narrador observador é aquele que sabe tudo sobre uma história e por isso tem o poder de contá-la. No entanto, ele não participa dela, não é um personagem e não tem contato direto com eles. Exatamente por isso recebeu o nome de observador.

O narrador onisciente é um tipo de narrador que possui todas as informações sobre a história que está sendo contada. A narrativa é apresentada sempre na 3ª pessoa. Em alguns casos, o narrador onisciente pode conhecer não somente os fatos referentes à trama como o íntimo dos personagens, seu passado e seus pensamentos.

Tempo Psicológico:
O tempo psicológico pode mudar a ordem dos acontecimentos, pode se fixar em lembranças, pode seguir o fluxo de pensamento, pode seguir apenas uma personagem. Ele não segue uma ordem linear. Para não esquecer: Passado, presente e futuro podem se misturar na narrativa com o tempo psicológico.