Quais são os tipos de fio de sutura?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Confira os tipos de fios de sutura:

  • Fio 6-0: Mais fino. Utilizado em face e áreas com importância estética.
  • Fio 5-0: Utilizado em suturas da mão e dedos.
  • Fio 4-0: Utilizados para reparo de extremidades proximais e tronco.
  • Fio 3-0: Fio de grande calibre, utilizado para planta do pé e escalpo.
  • Fio 2-0: Couro cabeludo.

Tipos de suturas

  • Sutura intradérmico simples e contínua.
  • Sutura colchoeiro simples e contínua.
  • Sutura Donnati simples e contínua.
  • Sutura de Lembert simples e contínua.
  • Sutura de Cushing.
  • Sutura com eversão.
  • Sutura de Halsted.
  • Sutura de Connel.

Ponto Simples Descontínuo. O ponto simples é a técnica mais utilizada de sutura na prática clínica, por ser a mais rápida, fácil e prática. Assim, essa sutura é muito eficiente para aproximar bem as bordas do corte ou ferida.

A alternativa para aqueles que querem fugir do fio de seda costuma ser o fio de nylon, por ser mais resistente e por não favorecer o acúmulo de placa.

O fio de sutura catgut é indicado para uso em cirurgias que envolvem os tecidos e órgãos do aparelho digestivo, aproximação de tecidos moles e friáveis. Por ser um fio absorvível, pode permanecer internamente após procedimentos, geralmente sua absorção ocorre em aproximadamente 30 dias.

Fio de Sutura de Nylon é um dos tipos mais usados. Com grande elasticidade e resistência à água, é indicado para suturas dérmicas, ajudando na cicatrização de ferimentos leves.

As suturas são classificadas como: escamosa, denteadas ou serrátil, plana e esquindelese.

As suturas são articulações que se formam conforme os ossos do crânio entram em contato um com o outro durante o desenvolvimento. Ao nascimento, as suturas são ligeiramente móveis (anfiartroses), devido às áreas de tecido conectivo entre os ossos do crânio, denominadas fontanelas.

Fios de sutura finos 6-0 a 4-0 são indicados para uso em cirurgias plásticas, microcirurgias, reconstruções de estruturas finas, suturas de pele e cirurgias vasculares. Já os fios de sutura intermediários, entre 3-0 a 1-0 são usados em cirurgias abdominais e ginecológicas.

O fio ideal deve conter as seguintes características: ter a resistência tênsil igual a estrutura dos tecidos, ser fino, regular, flexível, ter pouca reação tecidual e baixo custo. E deve-se observar também o calibre dos fios: O calibre varia de nº 0 até nº 12.0.

Sobre o Catgut Simples
A sutura de Catgut Simples é estéril, absorvível e de origem animal, com serosa bovina selecionada, cortada em fitas uniformes, purificadas de forma mecânica, física e quimicamente, resultando em fios de coloração amarelo palha, podendo ser providos ou não de agulhas cirúrgicas de aço inox.

A Sutura Seda é indicada para uso em aproximação e/ou ligação de tecidos moles em geral, incluindo uso em procedimentos cardiovasculares, oftálmicos e neurológicos.

Tipos de Fios de Sustentação
Além dos mesmos benefícios dos fios lisos, se diferencia pela presença das “garras” que proporcionam a tração, promovendo o efeito lifting.

Fio cirúrgicos não absorvíveis:
Algodão – Fio torcido de calibre variado, derivado da celulose, de fácil esterilização e pouca reação tecidual. Utilizado em tecidos de rápida cicatrização e contraindicado para suturas cutâneas. Seda – Obtém-se do casulo do bicho da seda Bombyx Mori.

Fios cirúrgicos absorvíveis biológicos:
São conhecidos como categute (nome de origem inglesa devido à obtenção do intestino do gato) atualmente obtido da submucosa do intestino delgado de ovinos ou serosa de bovinos. Conforme o tempo de absorção, os categutes podem ser simples ou cromados.

O simples perde metade da resistência após 5 a 7 dias nos tecidos e 100% após 3 a 4 semanas. O tratamento do fio com sais de cromo prolonga o tempo de absorção e aumenta sua resistência à tensão. O catgut cromado perde 50% da resistência em 19 a 20 dias e 100% após 5 semanas nos tecidos.

Continuar lendo O que substitui sutura?