Quais são os tipos de fintas no handebol?

Perguntado por: vnunes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

São tipos de finta: finta de deslocamento, com saídas para a direita ou para a esquerda; de giro; de giro de braço; de passe e de arremesso.

No handebol existem 3 tipos de recepção: recepção alta, recepção média e recepção baixa, ou seja, depende da altura que a bola está sendo recepcionada. Esse fundamento deve ser feito com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas (parte interna) voltadas para frente.

São características para uma boa Finta: Ter uma boa velocidade de reação. Ter uma bola velocidade de deslocamento. Ter um bom equilíbrio.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.

A finta ou revienga é um acto simulado e enganador, praticado no âmbito dos mais variados desportos, por meio do qual um jogador sugere ao adversário uma determinada intenção, de maneira a despoletar nele uma reacção previsível e equivocada, da qual se possa tirar proveito.

Significado de Finta
Ato de quem busca enganar outrem; ação ardilosa; logro.

Drible é a ação de quicar a bola que também é comum no basquete 3 X 3, como já foi explicado acima. A finta é o movimento realizado com o objetivo de enganar e desequilibrar o marcador.

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.

drible no handebol significa driblar, quicar a bola. Já a finta se refere a começar a passada ou dar a impressão de que vai para um lado e mudar a trajetória para outro.

A Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

Tipos de passes no Handebol

  • Passe de ombro.
  • Passe em pronação.
  • Passe por trás da cabeça.
  • Passe por trás do corpo.
  • Passe quicado.

É a capacidade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção. Por exemplo, as fintas nos esportes coletivos e as coreografias na dança. É a capacidade de realizar movimentos com amplitude adequada, como nos alongamentos.

"Roleta" ou 360
Esse drible consiste em parar a bola com um pé, e puxar o outro sobre a bola, dando um giro de 360º graus. Esse drible era a marca registrada do francês Zidane, campeão do mundo pela França em 1998.

Ficou famosa por causa de jogadores brasileiros como Robinho, Ronaldo e Denilson. Mas o inventor do drible da pedalada foi o ilustre jogador Didi, com registro na partida entre Botafogo e Fluminense pelo campeonato carioca de 1957.

Existem diversos tipos de fintas, como a finta de corpo, a finta de bola, a finta de calcanhar e a finta de cavadinha. Cada uma delas tem um objetivo específico e é utilizada de acordo com a situação e o objetivo da jogada.

Karl Schelenz

O alemão Karl Schelenz (1890-1956) foi um atleta e professor de educação física, responsável pela criação do handebol em 1919.