Quais são os tipos de filiação?

Perguntado por: agois . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

A filiação possui três espécies, quais sejam: a adotiva, oriunda da adoção; a presumida, pois se presumem naturais os filhos gerados na constância do casamento e a natural, que se refere à questão biológica.

A Paternidade hoje é vista como um gênero , na qual são espécies a paternidade biológica e a paternidade socioafetiva, ambas produzindo efeitos jurídicos patrimoniais e extrapatrimoniais.

A figura da filiação presumida é incorporada pelo Código Civil que, atendendo ao comando constitucional, busca evitar que crianças e adolescentes sofram com a ausência de reconhecimento filiatório.

O termo “genitor” é utilizado nos formulários para a requisição de passaporte para menores de idade. Já nos formulários de requisição para maiores de idade é utilizado “filiação 1” e “filiação 2” para que sejam indicados os nomes dos pais na solicitação.

Significado de Filiação
substantivo feminino Ação ou efeito de filiar, de tomar como filho ou de entrar para uma associação social ou política. Designação dos pais de alguém: na certidão não aparece sua filiação. Linha direta dos avós aos filhos ou dos filhos aos avós.

A filiação é natural quando resulta da procriação, podendo ser legítima ou ilegítima, e é civil quando decorre da adoção simples ou plena, atos jurídicos em virtude dos quais alguém assume a situação de pai. Os filhos são legítimos quando procriados na vigência do casamento dos seus pais.

Vale destacar que a filiação socioafetiva é reconhecida através do âmbito da justiça. Neste caso alguns requisitos são exigidos para que o direito seja reconhecido, bem como a certidão de nascimento da criança alterada com a inclusão do nome do pai ou mãe socioafetivo.

A filiação socioafetiva ocorre quando a criança é filha natural de um dos integrantes do casal, mas também mantém vínculo de maternidade ou paternidade com o outro. No Brasil, embora não exista regramento específico, esse tipo de filiação encontra respaldo no Código Civil e na Constituição Federal.

É o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou mãe biológica da criança ou adolescente.

Presunção de paternidade é tema da entrevista do “Judiciário em Evidência” O “Judiciário em Evidência” apresenta entrevista sobre presunção de paternidade, que ocorre quando um homem não aceita, em processo judicial, fazer o teste de DNA e, nesse caso, pode ser considerado o pai.

Necessário esclarecer desde já que a falsa paternidade biológica é a situação em que a pessoa é induzida a acreditar na paternidade, realizando o reconhecimento voluntário por erro de filho que não é seu, como também a hipótese em que a ação judicial é manejada individualmente, tendo como resultado uma falsa atribuição ...

A filiação legítima é indivisível em virtude da presunção de paternidade que considera como do marido, todos os filhos nascidos de sua esposa. Ao contrário, a filiação extramatrimonial é divisível e, assim, cada laço de filiação deve ser estabelecido separadamente em relação a cada um dos pais.

A prova da filiação se faz através da Certidão de Nascimento no Cartório de Registro Civil (art. 1.603, CC). A certidão de nascimento goza de presunção relativa de veracidade, de forma que não pode haver pedido de mudança no status do registro sem trazer consigo prova de que houve erro ou falsidade.

2 A Filiação - nome dos pais - deve ser preenchida, a não ser que também não exista na certidão de nascimento ou casamento.

Filiação : Nome do pai e da mãe, não precisa. Informações da Família : Não coloque nome do cônjuge e nem dos filhos, coloque só Casado 2 Filhos ou Solteira. Data e Local de Nascimento : Não coloque data, diga apenas Brasileiro ou Brasileira. Números de Documentos : Nem sonhar !

O que é? A adoção internacional é aquela realizada por pretendente residente em país diferente daquele da criança a ser adotada, de acordo com a Convenção da Haia de 1993 - Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional e de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A afiliação (ou filiação), ou mais precisamente o marketing de afiliados, é uma técnica de marketing destinada a promover os produtos ou serviços de uma marca ou de uma empresa a fim de obter comissões sobre a venda resultante.