Quais são os tipos de faixa?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Faixa seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. Faixa continua: Indica que é proibida a ultrapassagem. Cor amarela: Indica divisão de pistas de sentidos opostos. Cor branca: Indica divisão de pistas do mesmo sentido.

FAIXAS DE TRÂNSITO - qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores.

O que é faixa contínua? A faixa contínua é uma das sinalizações horizontais do trânsito. Ela é pintada sobre a via com uma tinta refletiva, normalmente, nas cores branco ou amarelo. Assim como todas as outras sinalizações, tem como objetivo informar, orientar e advertir o condutor.

Existem quatro faixas climáticas no planeta Terra, sendo elas: faixas climáticas de altas latitudes, médias latitudes, baixa latitude e clima das altas montanhas.

FAIXA AMARELA CONTÍNUA – FAIXA BRANCA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida. Podem ser também traçadas transversalmente na pista.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

É classificada em três tipos, de acordo com sua função:

  • Sinalização de Regulamentação. As placas de regulamentação têm a finalidade de comunicar aos usuários as condições, proibições, restrições ou obrigações no uso da via. ...
  • Sinalização de Advertência. ...
  • Sinalização de Indicação.

Branca. Essa cor é utilizada na regulação de fluxo de mesmo sentido. Também é utilizada na delimitação de espaço especiais de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, na marcação de faixas de travessias de pedestres e na pintura de símbolos e legendas.

Mas, afinal, o que é pista de rolamento? Resposta direta e reta: são as estradas e vias que servem para o tráfego de carros, motos e veículos em geral.

Conforme o agente de fiscalização de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Marcelo de Almeida, a faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale se vier acompanhada da sinalização de regulamentação ...

Simples contínua: não permite ultrapassagem e deslocamentos laterais. Simples seccionada: permite ultrapassagem e deslocamentos laterais. Dupla contínua: não permite ultrapassagens e deslocamentos laterais. Dupla parte contínua e parte seccionada: só permite ultrapassagem no sentido da faixa seccionada.

O que é uma faixa contínua
Existe a faixa contínua simples, dupla e dupla contínua com parte seccionada. Tanto a faixa contínua dupla quanto a simples indicam que a ultrapassagem é proibida. Já a dupla contínua com parte seccionada indica que a ultrapassagem é permitida apenas no lado seccionado.

Quando há duas faixas contínuas, ou seja, duas linhas amarelas no centro da pista, significa que é proibido ultrapassar naquele local. E caso o condutor realize a manobra além de colocar a todos em risco está sujeito a levar uma multa.

Jovens - Indivíduos de até 19 anos; Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos; Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

Logo, a partir desse referencial, a hora global é calculada. O Brasil, por exemplo, possui quatro faixas horárias, ou seja, quatro fusos horários diferentes.

No Judô, no Caratê, no Aikido, no Jiu-Jitsu e no Taekwondo temos as faixas, na Capoeira temos os cordões, no Muay Thai temos os kruangs.

O que as faixas informam sobre a ultrapassagem
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.

A linha contínua amarela determina a proibição de ultrapassagem.

As marcas longitudinais (ML) são as marcas que acompanham a via. Servem para organizar pistas de um mesmo sentido, separar fluxos opostos ou delimitar as margens das pistas. São compostas por: Linhas pontilhadas (ou seccionadas): permitem a mudança de faixa ou ultrapassagem.

1 – Sinalização de Proibição: inibir ações que conduzam ao início ou à evolução do incêndio. 2 – Alerta: Avisos sobre áreas e materiais com potencial de risco. 3 – Orientação: Indicações das rotas de saída. 4 – Equipamentos: Demonstra os tipos de equipamentos de combate a incêndios e alarme e sua a localização.

A sinalização vertical é classificada segundo a sua função, abaixo iremos entender melhor os três tipos existentes e suas principais diferenças.

  • Sinalização vertical de regulamentação.
  • Sinalização vertical de Advertência.
  • Sinalização vertical de indicação.