Quais são os tipos de evaporação?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O termo evaporação define a vaporização que acontece de forma lenta, ou seja, que demora para acontecer e depende exclusivamente do calor presente no ambiente. Um exemplo de evaporização em nosso dia a dia é quando colocamos roupa para secar no varal.
...
Os tipos de vaporização são:

  • Evaporação;
  • Ebulição;
  • Calefação.

Ebulição, Evaporação e Calefação são os três processos de vaporização, que é a passagem do estado físico para o gasoso. A ebulição é a mudança de estado rápida, e é marcada pela formação de pequenas bolhas na superfície do líquido. A calefação é a passagem mais rápida dos três processos.

Resposta verificada por especialistas. A vaporização é a transformação do estado liquido para o gasoso, enquanto que a Evaporação é um dos tipos de transformação da vaporização que ocorre de forma lenta. A VAPORIZAÇÃO , ocorre quando há a mudança do estado liquido para o gasoso, ou seja em vapor.

Evaporação. É uma operação unitária utilizada para eliminar água de alimentos líquidos diluídos, obtendo-se assim produtos mais concentrados.

A evaporação é um método de separação de misturas que é usado na salinas para obtenção de sal.

As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.

As moléculas de água estão em um estado constante de evaporação e condensação perto da superfície da água líquida. Se uma molécula na superfície da água recebe energia suficiente, ela deixará o líquido, com formação de vapor a uma certa pressão.

Embora a evaporação esteja sempre ocorrendo, alguns fatores influenciam a taxa de evaporação de líquidos, como:

  • Temperatura. ...
  • Pressão. ...
  • Forças intermoleculares. ...
  • A concentração da substância evaporante no ar. ...
  • A concentração de outras substâncias no ar. ...
  • Superfície de contato. ...
  • Vazão de ar.

Um exemplo de calefação é quando o ferro de passar muito quente encontra-se com um tecido da roupa ainda molhado. É comum escutarmos um barulho (“tsiii”), o que caracteriza a rápida vaporização da água, ou melhor, sua calefação.

Afinal, nos estudos de termodinâmica, calefação é o nome popular dado ao processo físico conhecido por Efeito de Leidenfrost. Esse processo consiste em evaporar um líquido em temperaturas muito superiores aos da ebulição.

Podemos dizer que tanto a ebulição com a evaporação são tipos de vaporização pelo fato de ambas mudarem de estado físico ou de agregação da matéria. Podemos dizer que tanto a ebulição com a evaporação são tipos de vaporização pelo fato de ambas mudarem de estado físico ou de agregação da matéria.

Na primeira etapa do ciclo, ocorre o processo de evaporação das águas dos rios, lagos e oceanos em direção à atmosfera, ou seja, no caminho das nuvens. Esse processo ocorre porque a água é capaz de evaporar, passando do líquido para o gasoso, quando há um aumento de temperatura.

Na indústria salineira, grandes quantidades de água do mar evaporam sob o efeito da irradiação solar e dos ventos, precipitando de forma ordenada os sais dissolvidos na mesma. Existem cerca de quatro estágios onde cada etapa desse processo é controlada pela densidade que permite saber quais sais foram precipitados.

Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.

Lavoisier será sempre lembrado pela contribuição positiva que deu à ciência.

Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor.

A vaporização, cujo tipo mais conhecido é a evaporação, consiste em aquecer a mistura sólido-líquido até o líquido passar para o estado gasoso, separando-se do soluto na forma sólida. Nesse caso, o componente líquido é separado lentamente. Exemplo: processo para obtenção de sal marinho a partir da água do mar.

O álcool é mais volátil do que a água, apresentando maior pressão de vapor saturado do que ela na mesma temperatura, evaporando mais rapidamente então nas mesmas condições.