Quais são os tipos de estrutura de carreira?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

As três estruturas mais usadas para planos de carreira são: em linhas, em rede e em paralelo.

O plano de carreira é um programa que estrutura o caminho profissional que o funcionário pode percorrer dentro da organização. Nele estarão todas as posições hierárquicas e as competências necessárias para alcançá-las (formação, habilidades, tempo de serviço no cargo anterior etc.).

Em suma, o modelo de plano de carreira é um roteiro criado por cada empresa para os cargos existentes, no intuito de fazer cada colaborador se desenvolver na sua posição durante determinado tempo. E a sequência disso é a ascensão para outro cargo de maior nível.

Conheça a classificação para cada nível profissional:

  • Júnior: são recém-formados na faculdade e costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional.
  • Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos.
  • Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos.

Carreira em Y é um modelo de plano de carreira que a empresa permite que seus colaboradores cresçam em duas direções: para cima na administração e para baixo em funções técnicas.

A carreira nas organizações tem sido tradicionalmente associada à ocupação e à profissão, como um caminho a ser trilhado profissionalmente, e que possibilita progresso em posições ao longo do tempo. A perspectiva tradicional de carreira na sociedade capitalista está associada ao sucesso e à ascensão social.

Conheça 6 passos para estruturar o Plano de Carreira para a sua empresa e as equipes que a compõem:

  1. Identifique a visão de futuro de seus colaboradores. ...
  2. Descubra os pontos fortes e fracos. ...
  3. Trabalhe as forças. ...
  4. Minimize as fraquezas. ...
  5. Estabeleça metas. ...
  6. Aplique avaliações periódicas.

O plano de carreira pode ser visto como o caminho que cada colaborador percorrerá dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição. De um lado, deve ser formulado para atrair e reter talentos.

A estrutura de cargos e salários determina a evolução dos colaboradores na empresa, em relação aos seus requisitos, funções e salários. Ela abrange a descrição dos cargos, definição de requisitos comportamentais e técnicos das atividades de cada funcionário, avaliação dos cargos e definição da remuneração e benefícios.

Carreira paralela
Esse tipo de estrutura permite que o funcionário opte por qual área ele mais se identifica. Resumidamente, o funcionário decide, assim que entra na organização, qual área tem mais a ver com ele e já se capacita naquele segmento.

Uma carreira engloba cargos e empresas em que você trabalhou, os conhecimentos que você acumulou e as competências e habilidades que você foi desenvolvendo para crescer profissionalmente. A profissão de alguém é a sua ocupação, podendo ser resumida ao cargo que aquela pessoa ocupa em vista da sua capacitação.

Os principais elementos de um bom plano de carreira são o crescimento hierárquico, o aumento da remuneração, as possibilidades de capacitação e os benefícios que a empresa oferece de acordo com o desempenho. A seguir você entende melhor cada um destes pontos.

3 passos para montar um plano de carreira

  1. 1 – Estabeleça objetivos.
  2. 2 – Desenhe um plano de ação.
  3. 2 – Desenhe um plano de ação.
  4. 3 – Tenha disciplina durante a execução.
  5. 3 – Tenha disciplina durante a execução.
  6. 3 – Tenha disciplina durante a execução.

A gestão de carreira é uma ferramenta gerencial encontrada em organizações bem estruturadas. Seu principal objetivo é estabelecer trajetórias de carreira, assegurando que os colaboradores tenham perspectivas de desenvolvimento e de ascensão profissional.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras. O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

O que é carreira vertical? Mais conhecida no mercado de trabalho, a carreira vertical é quando um profissional permanece em sua área e foca no crescimento dentro dela. Ou seja, ele será promovido para um cargo diretamente superior ao que ele está. Para ficar mais claro, esse tipo de promoção é conhecida como “escada”.